Atuação da Polícia Federal é destaque na Operação Internacional Tier Down da INTERPOL.
sexta-feira, 11 de julho de 2025, 15h23
Imagem: Ilustração
A atuação da Polícia Federal no combate a redes de abuso sexual infantojuvenil foi destaque em relatório da INTERPOL sobre a Operação Tier Down, deflagrada para desmantelar sites de venda e distribuição de material criminoso. Entre junho de 2022 e maio de 2025, 7.430 (sete mil quatrocentos e trinta sites) foram identificados. Desse número, 7.058 (sete mil e cinquenta e oito) domínios foram derrubados a partir da cooperação das forças policiais.
O relatório ressalta a importância da Operação Nimbus Tenebris, deflagrada pela Polícia Federal em janeiro de 2024 para reprimir uma organização criminosa que, a partir do Rio de Janeiro, comercializava o material ilícito para compradores em ao menos 75 países. Na ocasião, foram cumpridos cinco mandados de prisão e oito de busca e apreensão no RJ, SP e PE.
Segundo a INTERPOL, as prisões efetuadas pela PF levaram a uma redução imediata de 29% dos domínios de compartilhamento de material de abuso. Também foi registrado um decréscimo de 100% dos domínios associados a um aplicativo de mensagens, com interrupção por três meses.
Os resultados apresentados atestam o comprometimento da Polícia Federal no combate aos crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual infantojuvenil e demonstram que a cooperação policial internacional é fundamental para o sucesso e continuação dessa tarefa.
Coordenação-Geral de Comunicação Social
imprensa@pf.gov.br
Categoria
Justiça e Segurança
Fonte: GOV.BR - Polícia Federal.