Na Tech Woman, Luciana Santos reforça compromisso com inclusão de mulheres na tecnologia
segunda-feira, 28 de julho de 2025, 15h01
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, neste sábado (26/7), da abertura da terceira edição do Tech Woman, evento realizado no Recife Expo Center, na capital pernambucana. Voltado exclusivamente para mulheres que desejam ingressar ou avançar no mercado de tecnologia, o encontro consiste em um dia de palestras, mentorias e atividades de capacitação.
A presença da ministra reforça o compromisso do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) com a promoção da equidade de gênero e o enfrentamento das desigualdades históricas que ainda limitam a presença de mulheres nas áreas científicas e tecnológicas. Para uma plateia de cerca de duas mil mulheres, a titular do MCTI falou sobre a responsabilidade em ser a primeira mulher a assumir a pasta federal.
“Tem que fazer jus a essa possibilidade de desenvolver políticas públicas assertivas, que incentivem e que façam, de maneira afirmativa, a participação de meninas e mulheres, principalmente nas áreas de exatas, de ciências da computação e da engenharia”, ressaltou Luciana Santos.
A ministra ainda detalhou as ações do MCTI voltadas ao empoderamento feminino, como o programa Futuras Cientistas. “ É uma ação desenvolvida pelo nosso Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste e que fez com que a gente garantisse muitas alunas de escolas públicas, 73% delas conseguiram passar no ENEM e muitas foram para as áreas de STEM”.
O MCTI ainda desenvolve ações voltadas ao protagonismo feminino como em startups lideradas por mulheres; iniciativas de empreendedorismo feminino em tecnologia, chamadas públicas específicas para projetos coordenados por mulheres; entre outras.
Tech Woman
Com trilhas voltadas a diferentes perfis, desde iniciantes e profissionais em transição de carreira até especialistas que buscam aprimoramento técnico e emocional, o Tech Woman possui uma estrutura de evento que inclui ainda ações para ampliar o acesso, como transporte para participantes de outras cidades, área kids para mães e vagas gratuitas para mulheres em situação de vulnerabilidade social.
“Esse ano, o Tech Woman triplica a infraestrutura, aumenta a quantidade de palcos, isso tudo pra gente trazer mulher para área de tecnologia e ela entender que aqui também é o espaço dela, da tecnologia, empreendedorismo, espaço das mulheres e a gente faz um evento de mulher, construído por mulher, para atender às nossas necessidades”, cravou Laís Xavier, fundadora do Tech Woman.
Fonte: Agência GOV.