Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Anatel promove campanha de cibersegurança com foco na proteção de crianças e adolescentes na internet

quinta-feira, 16 de outubro de 2025, 13h19

imagem outubro ciber seguro.png

 

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vem realizando, ao longo deste mês, a edição 2025 da campanha #OutubroCiberSeguro, criada para promover a segurança digital da sociedade por meio de ações educativas e eventos. A edição deste ano contará com evento online, oficinas e peça de teatro.

 

Com o slogan “Criança na internet não é brincadeira, não!”, a campanha deste ano destaca os riscos da exposição de crianças e adolescentes no ambiente digital e reforça a importância da orientação de pais, responsáveis e educadores para uma navegação mais segura.

 

No dia 30 de outubro, a partir das 10h, será realizado um evento online, com transmissão ao vivo pelo canal da Anatel no YouTube. O debate contará com participação multissetorial, incluindo representantes da Netflix, SaferNet, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e do Consulado Geral Britânico SP, para discutir boas práticas e desafios na proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, fortalecendo o diálogo entre poder público, plataformas digitais e sociedade civil.

 

Também serão realizadas oficinas do jogo SerDigi, desenvolvidas em parceria com o Serpro, voltadas à educação digital de estudantes da rede pública. As atividades ensinam, de forma lúdica, conceitos de segurança, privacidade e cidadania digital. As oficinas estão sendo realizadas em seis escolas públicas do Distrito Federal — Taguatinga (1º/10), Sobradinho (2/10), Samambaia (7/10), Santa Maria (9/10), Recanto das Emas (10/10) e Paranoá (22/10) — com estimativa de atender cerca de 750 estudantes. A iniciativa também foi realizada em Eldorado (RS) e Belém (PA), com o apoio das Gerências Regionais da Anatel nesses estados.

 

Em homenagem ao mês em que se celebra o Dia das Crianças e em sintonia com a campanha #OutubroCiberSeguro, estão sendo apresentadas sessões da peça teatral “Vida de Influencer”. A iniciativa é coordenada pela Superintendência de Relações com Consumidores da Anatel, em parceria com a Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal (GDF), sendo que a primeira sessão aconteceu em 1º de outubro no teatro de Sobradinho. A peça aborda temas como cyberbullying, assédio online e os desafios da vida digital de crianças e adolescentes, e será levada a outras escolas públicas do DF ao longo do mês. Ao todo, serão sete apresentações em seis escolas públicas, alcançando mais de dez instituições de ensino.

 

A campanha #OutubroCiberSeguro reforça o compromisso da Anatel com a educação digital e o uso responsável da internet, contribuindo para a construção de um ambiente online mais seguro e consciente. Mais informações sobre eventos relativos à Segurança Cibernética, promovidos pela Anatel, estão disponíveis no site da Agência.

 

Categoria

 

Comunicações e Transparência Pública

 

Fonte: Agência Nacional de Telecomunicações. 


topo