Black Friday reacende alerta de segurança para e-commerces
quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 14h13
.png)
O Brasil registra 15 ataques cibernéticos por hora em média contra empresas brasileiras, ou 2,6 mil semanais, 21% mais que no ano passado. Os números, parte de um levantamento divulgado essa semana pela Check Point Research, são um sinal de alerta especialmente para organizações impactadas por sazonalidades, como o e-commerce no período de promoções de fim de ano.
Segundo Pedro Braga, diretor da Locaweb e da KingHost, o período exige que as empresas protejam seus canais e promovam reforço em suas infraestruturas, tanto para suportar o aumento de demanda como de ciberataques. “Durante a Black Friday, phishing, roubo de credenciais e ransomware estão entre as ameaças mais recorrentes, o que pode comprometer tanto a operação da empresa quanto a confiança dos clientes”, diz, em comunicado.
Entre as principais ameaças estão roubo de credenciais, cadastros com dados falsos, negação de serviços, tentativas de exploração de APIs e fraudes financeiras. Existe ainda a possibilidade de vazamento de dados de clientes, como CPF, chave PIX, telefone, e-mail e endereço, usados em golpes.
Fonte: It Fórum.