robôtaxi e robô humanoide
A fabricante chinesa de veículos elétricos Xpeng lançará robotáxis e robôs humanoides com chips de IA desenvolvidos internamente.
quinta-feira, 06 de novembro de 2025, 05h59
A Xpeng, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou planos ambiciosos de expandir seu ecossistema de mobilidade com o lançamento de robotáxis e robôs humanoides equipados com chips de Inteligência Artificial (IA) desenvolvidos internamente, com a produção em larga escala prevista para começar em 2026.
A empresa revelou o robô humanoide IRON e seus planos de iniciar testes piloto de robotáxis (mirando a condução autônoma de Nível 4) em Guangzhou, na China, já em dezembro de 2025.
O núcleo dessa expansão tecnológica é o uso do sistema VLA (Visão-Linguagem-Ação) de segunda geração e dos chips Turing AI, que fornecem até 3.000 TOPS de poder de processamento por veículo, permitindo decisões autônomas em tempo real.
Essa estratégia consolida a visão da Xpeng de unificar carros elétricos autônomos, robótica e até mobilidade aérea em uma plataforma tecnológica global baseada em IA, destacando-se ainda por fechar parcerias, como a que envolve o uso de seus chips pela Volkswagen.
FONTE: cnbc