Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Índice de vacinação de pessoas presas está abaixo da média da população

sexta-feira, 24 de setembro de 2021, 15h02

Pessoas privadas de liberdade estão no grupo prioritário para vacinação contra a Covid-19, mas o índice de imunização é menos da metade do registrado para a média geral da população. Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que apenas 15,5% das pessoas presas já completaram o esquema vacinal completo para Covid-19, recebendo a segunda etapa ou a dose única. Na população em geral, o índice de imunização completa é de 38%.

 

 

 

O acompanhamento identifica que, na última quinzena, a vacinação contra a Covid-19 tem se intensificado no público de adolescentes e jovens em unidades de cumprimento de medida privativa de liberdade. Ao longo do período, subiu de 12,8% para 23% o total de quem recebeu ao menos a primeira dose da imunização nas unidades socioeducativas.

 

O levantamento é feito pelo Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas do CNJ, a partir de dados disponibilizados pelas autoridades locais. O acompanhamento conta com o auxílio do programa Fazendo Justiça — parceria do CNJ com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), com apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para a superação de desafios estruturais nos sistemas de privação de liberdade.

 

De acordo com os dados coletados, já são 102.723 casos de Covid-19 em unidades do sistema prisional e do sistema socioeducativo desde o início da epidemia. Em estabelecimentos prisionais, há registros de contaminação de 66.508 pessoas privadas de liberdade e de 25.288 servidores e servidoras — com 580 óbitos. Em unidades do sistema socioeducativo, foram 10.927 casos da doença (2.786 entre adolescentes e 8.141 entre profissionais). O número de óbitos é de 110, todos entre servidores e servidoras. 

 

 

Fonte: Conjur


topo