Formação de agentes da segurança pública terá disciplina sobre crimes de homofobia
sexta-feira, 29 de abril de 2022, 15h14
Em reunião conduzida pelo Grupo Estadual de Combate aos Crimes de Homofobia, nesta quinta-feira (28.04), em Cuiabá, representantes dos órgãos da Segurança Pública debateram como qualificar os novos profissionais para as questões de cidadania de pessoas LGBTQIA+.
Participaram os representantes de todos os órgãos da segurança que são responsáveis pela formação dos agentes, para os que irão tomar posse nos próximos meses e para a formação continuada.
O tenente-coronel PM Ricardo Bueno, coordenador do GECCH, explica que “a temática tem sido abordada de forma transversal nas qualificações da PMMT. O que se pretende agora é que as grades curriculares contenham disciplinas específicas que abordem os crimes de homofobia”.
Além disso, é necessário pautar o debate dentro das instituições, por haver nos órgãos de segurança pública servidores e servidoras que são LGBTQIA+ e precisam ser respeitados.
O Ouvidor Geral de Polícia, Lúcio Andrade, participou da reunião e afirmou que “é preciso criar um curso na modalidade de Educação à Distância para que os que estão nas cidades do interior tenham acesso à formação”. Dadas as dimensões de Mato Grosso e as eventuais dificuldades logísticas, o acesso a esse conhecimento via internet seria importante.
Fonte: SESP/MT