Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Penitenciária de Canoas I passa a oferecer terapia de Constelação Familiar

terça-feira, 10 de maio de 2022, 14h47

 

Na última sexta-feira (6), foi iniciada na Pecan I a sequência de oficinas de Constelação Familiar, um método terapêutico, desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger, que consiste na identificação de traumas familiares que acabam perpetuando comportamentos destrutivos e conflitos.

 

Durante as sessões, é realizada uma dramatização dos conflitos, com o mediador ajudando a pessoa a trazer questões que estão causando algum incômodo, coisas que podem estar mal resolvidas. Os traumas podem ser qualquer coisa, como a morte precoce ou inesperada ou rupturas, situações como essas que podem influenciar diretamente no comportamento do paciente no futuro, muitas vezes de forma inconsciente.

 

A oficina foi conduzida pela terapeuta Fernanda Eifler de Alencastro, a qual trabalha na área há 14 anos, possuindo formação e pós-graduação na área de comunicação e desenvolvendo trabalhos terapêuticos de forma on-line e presencial. Segundo ela, “a Constelação busca o entendimento de conflitos internos e suas origens, viabilizando o tratamento de sintomas e traumas”.  

 

O Projeto, iniciado com 10 privados de liberdade e com periodicidade mensal, visa melhorar o nível de convivência entre detentos e promover o aperfeiçoamento interno ético e moral de cada um.

 

 

 

 

Fonte: Superintendencia dos Serviços Penitenciários  do Rio Grande do Sul


topo