Defensoria Pública participa de seminário sobre violência contra idosos nesta quarta-feira (15), em Cuiabá
quarta-feira, 15 de junho de 2022, 12h29
![]()
Nesta quarta-feira (15), a partir das 8h30, a Defensoria Pública vai participar do seminário “As Diversas Faces da Violência Contra a Pessoa Idosa em Mato Grosso”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB/MT), em Cuiabá.
O defensor público João Paulo Carvalho Dias vai ministrar uma palestra, às 10h25, sobre a violência financeira contra os idosos. Ele destacou a importância de debater temais atuais e sensíveis em relação à pessoa idosa, como a vulnerabilidade digital, socioeconômica e afetiva, todas elas correlacionadas com a defesa do consumidor.
“Vamos abordar a defesa da pessoa idosa consumidora, do grupo de consumidores idosos, bem como as vulnerabilidades que permeiam esse grupo”, pontuou.

Promovido pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cededipi-MT), o encontro é uma alusão ao Junho Roxo, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa, e tem como objetivo ampliar o conhecimento sobre os diversos tipos de violência que incidem sobre a população idosa de Mato Grosso, estimulando a reflexão e o combate aos abusos e sofrimentos aos quais essa população está exposta.
O evento contará com a participação de profissionais de diversas áreas, como professores, promotores, defensores, gestores estaduais e municipais de assistência social, saúde, educação, fundos municipais da pessoa idosa, conselheiros municipais dos direitos da pessoa idosa, e toda a rede de atenção aos idosos.
Também serão debatidos outros temas, como: “Os Laços afetivos, a Sustentabilidade, o Acesso e Garantias de Direitos Reconhecidos ao Sujeito na História e na Construção da Vida”, “O Papel do Profissional de Saúde nas várias faces de Violência Pessoa Idosa”, “Violência Intrafamiliar Contra a Pessoa Idosa e a Atuação do Ministério Público”, e “A Violência contra pessoa idosa como consumidor”.
De acordo com a programação, a previsão é de que o seminário seja encerrado ao meio-dia.