Cemulher firma parcerias para o enfrentamento às violências sofridas por meninas e mulheres
quarta-feira, 15 de fevereiro de 2023, 13h42

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher /TJMA) realizou, nos dias 8 e 9 de fevereiro, visitas técnicas nas sedes de empresas privadas de São Luís, com o intuito de firmar parcerias para o enfrentamento às violências sofridas por meninas e mulheres. A ação faz parte do projeto Valoriza Mulher, desenvolvido pela Coordenadoria desde o ano de 2019.
A primeira visita aconteceu na manhã do dia 8/2, na sede da empresa CMPC Industrial, localizada no bairro Vila Maranhão. Estavam presentes o coordenador administrativo da Cemulher, Arthur Darub; a assistente social, Josemary Almeida; o estagiário de psicologia, Thales Soares e a estagiária de Serviço Social, Wanessa Souza, além de representantes de alguns setores da empresa, como o gerente administrativo Leno Tavares, o coordenador de RH, Jurandir Júnior, a analista de Gente e Gestão, Andressa Conde e a analista de ESG, Iraci Cabral. Durante a reunião, foram apresentadas ideias de ações que a empresa planeja fazer ao longo do ano sobre a temática e reafirmado o compromisso de trabalharem junto com o Tribunal de Justiça, por meio da Cemulher, no enfrentamento ao fenômeno da violência doméstica e familiar dentro da empresa.
No dia 9/2, a equipe se reuniu com representantes da empresa KW do Brasil, em sua sede no bairro Renascença. Os representantes, coordenadora de RH, Jozileia Santos e o analista de ESG, Marcelo Barbosa, apresentaram algumas atividades que a empresa já realiza dentro do tema e manifestaram o interesse em outros programas e projetos desenvolvidos pela Cemulher para a prevenção às violências contra as mulheres.

A última reunião, ainda no dia 9/2, aconteceu no Hotel Blue Tree Towers, com a diretora-geral, Jacira Haickel, que já é atuante na causa e parceira do projeto desde o ano de 2020. Na oportunidade, com o objetivo de iniciar o desenvolvimento das ações do projeto pela empresa, foram alinhadas com a Cemulher, atividades junto à sua equipe em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrada no mês de março.

SOBRE O PROJETO
O cenário da violência contra as mulheres demonstra que a legislação e as políticas públicas vigentes ainda não se mostram verdadeiramente eficazes para o seu enfrentamento. Diante disso, buscar alternativas para educar, difundir direitos e conscientizar sobre a necessidade do aprimoramento dos mecanismos de prevenção e combate, é medida crucial para a preservação de milhares de vidas. Neste sentido, se faz necessária a parceria com instituições privadas para a proteção e defesa dos direitos humanos das mulheres.
O projeto “Valoriza Mulher” atua na mobilização das empresas, estimulando-as a desenvolverem ações e /ou projetos com foco na igualdade de gênero e no enfrentamento às violências contra as mulheres. Tem como público-alvo, empresas de pequeno, médio e grande porte que, anualmente, são reconhecidas pelo TJMA, recebendo estatueta e/ou placa intitulada “Valoriza Mulher”.
O “Valoriza Mulher” tem como objetivos específicos: conscientizar as empresas sobre o seu papel no enfrentamento à violência contra a mulher; estimular a implementação de iniciativas que visem a equidade de gênero nas empresas; promover a valorização da mulher no ambiente de trabalho; contribuir para a transformação social e empoderamento feminino.
Fonte: Agência TJMA de Notícias