Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Cemulher/TJMA realiza atividades educativas de combate à violência de gênero

terça-feira, 21 de maio de 2024, 13h55

mulher ministra palestra voltada para público sentado em cadeiras brancas, ao fundo projeção em slides

 

A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça do Maranhão (Cemulher/TJMA) tem realizado uma série de ações de combate à violência de gênero em parceria com instituições públicas e privadas do Estado. As iniciativas mais recentes foram realizadas na última sexta-feira (17/5), em São Luís, com a colaboração do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Escola Municipal Monsenhor Frederico Chaves.

 

Em parceria com a Coordenação de Saúde do Trabalhador do SAMU, a equipe técnica multidisciplinar da Cemulher foi convidada para integrar a programação alusiva ao 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, em uma atividade que ocorreu no Núcleo de Educação em Urgência do SAMU, localizado no bairro do Filipinho.

 

Durante o encontro, a psicóloga Ericka Nascimento e a analista judiciária Amanda Rolim ministraram palestra destacando a importância do diálogo sobre a igualdade de gênero, bem como o ciclo da violência, a Lei Maria da Penha, as medidas protetivas de urgência e os serviços disponíveis para o enfrentamento em rede à violência doméstica e familiar contra as mulheres. Também foram distribuídas cartilhas informativas e cartazes produzidos pela Coordenadoria.

 

MARIA DA PENHA NO COTIDIANO

 

Essa e outras ações integram o projeto “Maria da Penha no Cotidiano”, desenvolvido pela Cemulher/TJMA, com o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha (Lei n° 11.340/2006), enfatizando a responsabilidade da sociedade em geral na erradicação da violência doméstica e familiar contra a mulher.

 

É o caso da atividade de diálogo realizada pela Cemulher com mães de alunos e alunas da UEB Monsenhor Frederico Chaves, localizada no bairro São Francisco, em São Luís. A ação também ocorreu no dia 17 de maio, após convite da gestora da escola, Zuila Gomes, como parte da programação voltada ao Dia das Mães. Na ocasião, foram abordadas questões relacionadas à violência de gênero e os diferentes tipos de violência, em roda de conversa comandada por equipe da Cemulher, composta pela analista judiciária Amanda Rolim, pela estagiária de Serviço Social, Beatriz Paixão e pelo estagiário de Psicologia, Rodrigo Rodrigues.

 

 

Fonte: TJMA


topo