Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Ouvidoria do TJTO participa do IV Encontro do Colégio de Ouvidorias Judiciais das Mulheres

quarta-feira, 04 de dezembro de 2024, 14h28

Fotografia colorida que mostra dezenas de mulheres em pé, posando para a imagem em uma sala fechada. Elas sorriem para câmera

 

Até a próxima quinta-feira (5/12) o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) sedia o IV Encontro do Colegiado Judiciais das Mulheres (Cojum). Representando o Poder Judiciário do Tocantins, participaram a Ouvidora da Mulher do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Ângela Haonat, e a assessora da Ouvidoria, servidora Alessandra Polonial. 

 

Imagem colorida que mostra duas mulheres brancas (uma de cabelos curtos e outra de cabelos longos), vestindo roupa social e sorrindo para a foto.

 

O evento, iniciado na segunda-feira (2/12), teve como objetivo aprimorar os serviços de atendimento das Ouvidorias, com foco especial no acolhimento e suporte às mulheres vítimas de violência. 

O encontro reuniu representantes de Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais do Trabalho, Justiça Militar e Tribunais Regionais Federais, proporcionando rico intercâmbio de experiências e a troca de práticas inovadoras.

 

Junto com Alessandra Polonial, pudemos desfrutar de excelentes debates que servirão de ideias para os novos projetos para 2025”, disse a ouvidora, desembargadora Ângela Haonat

 

A programação incluiu palestras e mesas-redondas que abordaram temas como a Lei Maria da Penha, violência doméstica e familiar, feminicídio e desafios na proteção das mulheres. Um dos destaques foi a apresentação de  Michael Angelo, da Unisinos, que ressaltou a importância da pesquisa acadêmica e dos direitos humanos, além da palestra da juíza Luciana Lopes Rocha, do Conselho Nacional de Justiça, ambas coordenadas pela desembargadora Tânia Reckziegel.

 

Programação

 

"Ouvidorias da Mulher e Inteligência Artificial: ferramenta de promoção da igualdade de gênero" foi o tema da palestra magna de abertura do IV Cojum, proferida pela presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB/BA), Daniela Borges, no Salão do Pleno da Sede do TJBA.

 

Foi realizada, ainda, uma palestra sobre o papel da academia no enfrentamento à violência de gênero, conduzida pelos professores e escritores Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e Rosane Teresinha Carvalho Porto, da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Na sequência, representantes das Ouvidorias da Mulher tiveram um momento de fala.

 

Nesta terça-feira (3/12), tiveram atividades no Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo, sede das Varas do Trabalho. As discussões tiveram início com a palestra da juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Maria Domitila Manssur, ouvidora substituta do Tribunal Regional Eleitoral paulista (TRE-SP), sobre ações de prevenção e enfrentamento à violência contra magistradas e servidoras do Judiciário. No período da tarde, foi realizada uma assembleia.

 

Fonte: TJTO


topo