Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Cemulher e Município de Cuiabá vão lançar concurso cultural sobre violência doméstica nas escolas

quarta-feira, 15 de outubro de 2025, 12h00

Image Preview

 

O concurso cultural “A escola ensina, a mulher agradece” será lançado na rede municipal de ensino de Cuiabá na próxima segunda-feira (20 de outubro).

 

Os detalhes do projeto foram selados durante reunião entre a desembargadora Maria Erotides Kneip, responsável pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Poder Judiciário de Mato Grosso – Cemulher-MT, o secretário municipal de Educação, Amauri Fernandes, e a secretária municipal da Mulher,  tenente-coronel Hadassah Suzannah Bezerra de Souza, na sede da Secretaria Municipal de Educação, nesta terça-feira (14).

 

O concurso tem como objetivo conscientizar alunos do Ensino Fundamental 1, na faixa etária de 6 a 11 anos de idade, sobre a importância do respeito às mulheres, da cultura de paz e do combate à violência contra a mulher.

 

“Nós sabemos que a violência contra a mulher é cultural. Ela vem de uma educação e de valores colocados de forma equivocada.

 

Então, quando nós pensamos em construir um mundo mais justo, um mundo mais equânime, um mundo sem violência contra a mulher, nós temos que trabalhar a educação e trabalhar desde muito cedo.

 

Então, esse projeto que a Coordenadoria da Mulher propôs visa justamente trazer para a criança, de uma maneira alegre, de uma maneira leve de expressão, de se educar, a equidade e a igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres”, afirma a desembargadora Maria Erotides Kneip.

 

Idealizadora do projeto, juntamente com a desembargadora Maria Erotides Kneip, a juíza membro da Cemulher, Tatyana Lopes de Araújo Borges explica que os estudantes serão convidados a participar inscrevendo redações, poemas, composições musicais e vídeos sobre o tema da violência contra a mulher.

 

Ao final, os melhores classificados serão premiados e passarão a concorrer em uma nova etapa, competindo com alunos de outras cidades polo, como Rondonópolis e Sinop. 

 

Segundo a magistrada, o projeto já existe também no âmbito das escolas estaduais e, além de estimular a criatividade dos alunos, também promove a capacitação dos profissionais da Educação pública. “No lançamento do projeto, que ocorreu em maio, nós fizemos a capacitação dos diretores escolares.

 

No mês de agosto, fizemos a capacitação dos professores. Agora, na segunda-feira, na Secretaria Municipal de Educação, faremos uma nova etapa de capacitação com os diretores do município”, informa.

 

 

Parceira da iniciativa, a Secretaria da Mulher de Cuiabá também dará subsídios para que os alunos possam desenvolver suas produções sobre a temática do concurso cultural, levando palestras às escolas.

 

“A importância desse projeto é a conscientização, sobretudo para essas crianças que estão ali começando a sua idade escolar. São crianças que, infelizmente, algumas já têm contato com violência e sequer têm essa consciência”, afirma a secretária da Mulher, Hadassah Suzannah.

 

Ela destaca que a Pasta também providenciará suporte às famílias de crianças que venham a ser identificadas vivendo em um ambiente de violência doméstica. “A Secretaria da Mulher entra nessa parceria principalmente no sentido de conscientizar professores e alunos. Quando essa conscientização for feita, a gente sabe que os casos aparecerão.

 

A Secretaria da Mulher hoje dispõe de estrutura de psicólogo e assistente social. Então, também estamos aptos e prontos para receber toda e qualquer demanda que vier dessas famílias”, pontua.

 

Para o secretário municipal de Educação, Amauri Fernandes, a reunião de alinhamento do concurso cultural foi especial para sua equipe. “Porque estamos tratando de um tema muito importante, que é prevenir a violência contra a mulher.

 

Junto com o Tribunal de Justiça e com a Secretaria da Mulher, vamos lançar na segunda-feira uma grande campanha de conscientização pra nossa rede escolar, pra que a gente possa reduzir essa coisa tão terrível que é a violência contra a mulher”.

 

Amauri Fernandes ressalta que o Ensino Fundamental do Município abrange cerca de 36 mil estudantes, o que dá a dimensão do projeto, cujo lançamento oficial será na próxima segunda-feira (20), às 8h, na sede da Secretaria Municipal de Educação.

 

“Queremos que todos participem com produções – vídeos, músicas, poemas, redações – falando sobre esse tema e conscientizando a comunidade escolar sobre a gravidade da violência contra a mulher. Acredito que será um grande sucesso porque a sociedade precisa entender que é preciso combater a violência contra a mulher”.

 

Projeto Cemulher nas Escolas orienta estudantes sobre primeiros sinais de violência doméstica

 

Está no ar mais um vídeo do concurso cultural do “A escola ensina, a mulher agradece”

 

Fonte: TJMT


topo