SER Família Mulher
quarta-feira, 29 de outubro de 2025, 12h28

O Programa SER Família, que foi idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, é gerenciado pela Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). A iniciativa consiste na distribuição de cartões que atenderão grupos específicos e também famílias em situação de vulnerabilidade social.
O Programa abrangerá todos os municípios do Estado de Mato Grosso e terá por finalidade reduzir as desigualdades sociais, mediante ações de promoção da cidadania, bem como inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de situações de pobreza e risco social, com a finalidade de auxiliar os destinatários na superação de tais fatores.
O SER Família Mulher é voltado ao atendimento de mulheres vítimas de violência Lançado em 9 de agosto deste ano, o Programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, está beneficiando atualmente cerca de 300 mulheres, sendo que cada uma recebe o auxílio-moradia no valor de R$ 600, sendo utilizado para pagamento de despesas com aluguel, água, energia elétrica e gás de cozinha, totalizando um investimento de R$ 42 mil.
O benefício do auxílio-moradia, por meio do SER Família Mulher, é destinado às mulheres vítimas de violência doméstica em Mato Grosso e que tenham medidas protetivas, conforme previsto na Lei Federal nº 11.340/06 (Lei Maria da Penha), além de estarem em situação de vulnerabilidade social.
Além do benefício financeiro, o Programa SER Família Mulher, sendo uma ação afirmativa do Governo do Estado, fortalece a rede de enfrentamento a violência contra a mulher de forma articulada, envolvendo setores como a saúde, assistência social, segurança pública, sistema judiciário, e educação, além de parceria com os municípios.
EXPEDIÇÃO SER FAMÍLIA MULHER - MT POR ELAS
A Expedição SER Família Mulher - MT Por Elas, idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, que tem como objetivo fortalecer as políticas públicas e o combate à violência contra as mulheres nos municípios do Estado. Gerida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da Superintendência de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Adjunta de Programa, Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf).
A Expedição vai percorrer 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), onde serão oferecidas capacitações às equipes da rede socioassistencial.
As capacitações ofertadas para as equipes da rede socioassistencial, do município sede, durante a expedição, terão a participação das equipes socioassistenciais dos municípios que abrangem a RISP.
A Expedição conta com o apoio e parcerias das Prefeituras Municipais, Associação Mato-grossense dos Municípios, Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Polícia Militar (PM MT), Corpo de Bombeiros Militar Tribunal de Justiça de MT (TJMT), Ministério Público de MT (MPMT), Defensoria Pública do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) e outras entidades.
CONTATOS
Telefones:
(65) 3613-5701
(65) 3613-5722
(65) 98433-0386
e-mails:
serfamiliamulher@setasc.mt.gov.br e superintendenciamulher@setasc.mt.gov.br
OUTRAS AÇÕES
O Programa SER Família Mulher está sustentado em três grandes pilares: Superação, Esperança e Respeito. As letras iniciais, que juntas formam a palavra SER, buscam dar ainda mais significado a identidade das mulheres na luta por seus direitos e no combate a violência doméstica. A iniciativa é idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, com o propósito de promover políticas públicas e ações voltadas aos direitos das mulheres.
Entre as ações do programa, também destaca-se a van do SER Família Mulher. Os veículos, pintados com a cor lilás, são equipados com salas fechadas para garantir privacidade às mulheres, com modelo de atendimento multidisciplinar, oferecendo assistência psicossocial e jurídica para as vítimas de violência.
Outra importante iniciativa é a implantação do 1º Plantão 24 horas para atendimento aos casos de violência doméstica e sexual de Mato Grosso. O Plantão da Mulher funciona em local próprio, na 2ª Delegacia de Polícia do Carumbé, em Cuiabá, e dispõe de espaços adequados, como, sala para atendimento psicossocial, espaço exclusivo para atendimento e registro de boletim de ocorrência, brinquedoteca e playground para as crianças acompanhantes e especialmente preparados para garantir atendimento às vítimas de violência doméstica e sexual.
A reforma, mobiliário, equipamentos e diversos investimentos foram realizados por meio de ações beneficente promovidas pela primeira-dama e vários empresários parceiros. Além da estrutura física, o Plantão conta com cinco delegadas, conquista também promovida por meio de articulação de Virginia Mendes.
Fonte: SETASC.MT