Evento de combate à violência doméstica mobiliza cidades da Fronteira da Paz entre Brasil e Uruguai
sexta-feira, 07 de novembro de 2025, 12h22

Cidades que se fundem e são símbolo de integração na chamada Fronteira da Paz entre Brasil e o Uruguai, Sant’Ana do Livramento e Rivera, se mobilizam em esforço no combate à violência contra a mulher. A Semana Binacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres terá atividades na última semana de novembro, entre os dias 25 e 28, voltadas ao público de instituições dos dois países, com foco na articulação de políticas e na integração das redes de proteção.
Na programação, estão previstas palestras, oficina de informação, caminhada simbólica e a inauguração de dois Bancos Vermelhos, representativos da luta contra o feminicídio e a violência de gênero. A colocação do mobiliário no Parque Internacional, compartilhado pelas cidades, abre o evento. Outro banco será instalado no foro santanense. O evento ainda prevê uma mostra educativa voltada a alunas e alunos da rede pública de ensino, que apresentará o tema aos jovens, com apoio de universitários de cursos de Direito.
São parceiros na organização do evento a Vara Criminal da Comarca de Sant’Ana do Livramento, o Centro de Referência da Mulher Professora Deise, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Polícia Civil, a Patrulha Maria da Penha, a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a Coordenadoria da Mulher e a Comisión Departamental por una Vida Libre de Violencia Basada en Género, ligada ao Governo Federal do Uruguai.
A juíza Thaís dal Prá explica que a iniciativa busca promover estratégias de enfrentamento e abertura de espaço para produção acadêmica sobre o tema central. “Trata-se de um projeto que representa não apenas a integração entre os países, mas também o fortalecimento da atuação do sistema de justiça no enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. A programação foi estruturada para traduzir a abrangência e a relevância da temática”, afirma a magistrada.
Confira a programação:
- Dia 25/11
9h — Abertura da programação com a inauguração de um Banco Vermelho Binacional no Parque Internacional.
17h30 — Caminhada binacional de combate à violência baseada em gênero, com ponto de encontro no Parque Internacional para abraço simbólico no Banco Vermelho Binacional. Sairá da Praça General Osório, do lado brasileiro, e da Praça Artigas, do lado uruguaio.
- Dia 26/11
Às 9h, no Foro da Comarca Santanense (Rua Barão do Triunfo, 450 — Bairro Centro), acontece a inauguração do Banco Vermelho, ação inspirada em campanha internacional de reflexão e luta contra o feminicídio e a violência de gênero. A instalação é promovida pela seccional regional da OAB/RS.
No mesmo local, a partir das 10h, inicia a Mostra Acadêmica Binacional com a apresentação de painéis sobre o tema para alunos da rede pública de ensino. Foram convidados para a elaboração dos materiais universitários e profissionais do Direito da região.
- Dia 27/11
Das 9h às 17h30, ocorre o 3º Seminário Binacional da Rede de Proteção, promovendo uma oficina para a troca de informações entre a rede de proteção Brasil-Uruguai. O objetivo é construir um fluxo binacional de trabalho ao atendimento às mulheres vítimas de violência. Ocorre no auditório do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), em Sant’Ana do Livramento (Av. Paul Harris, 410 – Bairro Fortim).
- Dia 28/11
Entre 8h e 17h, sequência do 3º Seminário Binacional da Rede de Proteção, com palestras ministradas por integrantes do sistema de justiça, como magistrados, promotores e defensores públicos do Brasil, além de convidados uruguaios para o compartilhamento de experiências e práticas sobre o tema. Representantes da rede de combate ao tráfico internacional de mulheres também estarão presentes. Também acontece no IFSul.
Fonte: CNJ.JUS