MPMG - MPMG obtém a condenação de três denunciados pelo homicídio do líder de organização criminosa em João Pinheiro
sexta-feira, 05 de abril de 2024, 11h05
Em julgamentos ocorridos no Tribunal do Júri de João Pinheiro, no Noroeste do estado, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) obteve a condenação de três denunciados pela morte do líder de uma organização criminosa que atua na região. Segundo a denúncia, o crime foi praticado, em maio de 2021, em função da disputa pelo controle do tráfico de drogas. As penas impostas aos condenados variam de 21 a 24 anos de reclusão, em regime fechado.
O Conselho de Sentença, nos dois julgamentos relativos ao fato, acolheu integralmente a tese do Ministério Público e reconheceu a responsabilidade dos réus pelo homicídio imputado, assim como a presença das qualificadoras do motivo torpe (rivalidade existente entre a vítima e os denunciados envolvendo o tráfico de drogas) e o emprego de recurso que dificultou a defesa da vítima (emboscada). Um dos homens também foi condenado a um ano de detenção pelo crime de posse irregular de arma de fogo.
A Justiça manteve as prisões preventivas dos réus e determinou o início imediato do cumprimento das penas. Os processos correm em segredo de Justiça.
Durante os trabalhos de investigação, denúncia, instrução e julgamento, o MPMG contou com a atuação dos promotores de Justiça Fabiana Pereira de Lima e Henrique Bottacin Saes.
FONTE: MPMG