Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO RECOMENDA QUE MUNICÍPIO DE ABADIA DE GOIÁS ALTERE EDITAL DE CONCURSO PARA QUE CANDIDATOS POSSAM SE INSCREVER PARA MAIS DE UM CARGO

quarta-feira, 26 de julho de 2023, 13h08

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou ao município de Abadia de Goiás que retifique o item 37 do Edital nº 1/2023, referente ao concurso público para provimento de cargos efetivos no quadro de pessoal. O objetivo é possibilitar que as candidatas e candidatos possam se inscrever para mais de um cargo. Assim, é pedido que a limitação de inscrição se restrinja aos cargos cujas provas forem aplicadas no mesmo período (clique neste link para o documento). 

 

Em decorrência disso, o promotor de Justiça Wesley Branquinho orientou pela reabertura do período de inscrições, por tempo razoável, readequando o cronograma e as demais providências. O promotor de Justiça esclarece que o edital do concurso limitou a uma inscrição por pessoa, apesar de oferecer diferentes cargos, com diferentes graus de escolaridade, com realização de provas em períodos distintos e compatíveis.

 

A conclusão do promotor é que a limitação, nesse caso específico, fere direito fundamental dos cidadãos, previsto na Constituição Federal, justamente pela compatibilidade de horários. “Por outro, é razoável que haja a limitação para inscrição em caso de cargos cuja prova será aplicada em período simultâneo, uma vez que, obviamente, o candidato não fará as duas provas”, ponderou Wesley Branquinho, ao fazer a recomendação.

 

Para ele, a questão é de extremo interesse público, pois poderá nortear e trazer à discussão os limites que são frequentemente impostos em editais de concursos públicos. 

 

Fonte: MPGO


topo