Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

RECOMENDAÇÃO DO MPGO É ATENDIDA E CÂMARA MUNICIPAL DE GOIÂNIA SUSPENDE TRAMITAÇÃO DE PROJETO DE EMPRÉSTIMO FINANCEIRO AO MUNICÍPIO

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024, 13h40

 

 

Atendendo a recomendação do Ministério Público de Goiás (MPGO), a Câmara Municipal de Goiânia suspendeu a tramitação do substitutivo do projeto de lei enviado pela Prefeitura de Goiânia pedindo autorização para tomar empréstimo de R$ 710 milhões. A suspensão, orienta o MPGO, deverá perdurar enquanto não corrigidas, pelo Município, as irregularidades e fragilidades observadas.

 

 

Na recomendação, o procurador-geral de Justiça em exercício, Marcelo André de Azevedo, e a promotora plantonista Ariane Patrícia Gonçalves listam, entre outros motivos, a falta de clareza na aplicação dos recursos e o fato de o valor corresponder a mais de 200% da dívida consolidada atual do Município.

 

 

O documento destaca ainda que, da análise da documentação que instrui o projeto, não se observa suficiente esclarecimento ou lastro para justificar o valor pleiteado do empréstimo, “já que não se tem a menor concretude das obras pretendidas, senão a mera descrição das políticas públicas beneficiárias (educação, saúde ou pavimentação) e a indicação imprecisa da localidade das obras”.

 

 

Outro aspecto apontado pelo MP é o “atropelo” na tramitação do substitutivo, quando, na verdade, deveria ser travado o necessário debate que “assegure o amadurecimento na contratação de empréstimo de tamanha monta pelo Município de Goiânia”. (Texto: Ana Cristina Arruda e Pedro Palazzo/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)

 

Fonte: MPGO


topo