Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPGO: Grupo Nacional do Patrimônio Público reúne integrantes para troca de experiências exitosas em congresso de enfrentamento à improbidade administrativa, em João Pessoa

por Assessoria de Comunicação do MPPB

sexta-feira, 08 de novembro de 2024, 13h10

Reunião do GNPP

 

 

O procurador-geral de Justiça de Goiás e presidente do Grupo Nacional do Patrimônio Público (GNPP), Cyro Terra Peres, presidiu, na tarde de hoje (7/11), reunião ordinária do órgão, que é vinculado ao Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). O encontro foi realizado durante o 2º Congresso Nacional de Enfrentamento à Improbidade Administrativa, que acontece na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB), em João Pessoa. O evento reuniu representantes de 21 unidades do MP brasileiro, demonstrando a força e unidade da instituição na discussão de temas cruciais relacionados à investigação na área do patrimônio público e recuperação de ativos.

 

 

"É uma alegria conviver com vocês, que são pessoas entusiasmadas, movidas por aquilo que caminha para o bem e para a justiça. É uma satisfação fazer parte desse grupo", destacou Cyro Peres. O presidente do GNPP ressaltou a atuação colaborativa dos membros e a maturidade com que tratam os assuntos de interesse da sociedade.

 

 

 

O encontro contou com a participação do secretário do GNPP, promotor de Justiça Lucas César Ferreira, coordenador da Área de Atuação do Patrimônio Público e Terceiro Setor do Ministério Público de Goiás (MPGO). A pauta da reunião incluiu diversos temas relevantes, como o envio de enunciados, resumos expandidos e boas práticas ao Congresso de Integridade do CNMP.

 

 

Também foram discutidas propostas para a criação de um Grupo de Trabalho (GT) voltado à instalação e ao fortalecimento das controladorias, além da apresentação de projetos estaduais que visam à integração do MP com prefeitos e sociedade.

 

 

Na abertura do evento, o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Antônio Hortêncio Rocha Neto, recebeu os integrantes do GNPP, manifestando sua satisfação em sediar simultaneamente a reunião e o 2º Congresso Nacional de Enfrentamento à Improbidade Administrativa. "O GNPP, assim como os demais grupos ligados ao CNPG, discute assuntos importantes para os integrantes do Ministério Público brasileiro e lança novas luzes e novas ideias à nossa atuação. Sintam-se em casa. O MPPB é de todos vocês!", declarou o anfitrião.

 

 

 

Durante o encontro, os participantes também avaliaram experiências já observadas em diferentes unidades do MP, discutiram possíveis projetos e ações do GNPP, e debateram sobre a realização de um curso de capacitação em orçamento público. A programação continua nesta sexta-feira (8/11) com duas palestras. 

 

 

A primeira apresentação abordará Mecanismos de Investigação na Seara do Patrimônio Público, com o promotor de Justiça do MPPB Octávio Celso Gondim Paulo Neto. Em seguida, o procurador da República Tiago Misael Martins discorrerá sobre Recuperação de Ativos: Análise de Casos Concretos, complementando os debates iniciados no primeiro dia do evento. 

 

 

Fonte: MPGO


topo