COMBATE À CORRUPÇÃO
Justiça recebe ação de improbidade proposta pelo MPF contra prefeito de Orocó (PE)
por Assessoria de Comunicação Social
terça-feira, 03 de março de 2020, 15h38
George Gueber Cavalcante Nery não atendeu requisições de informação feitas no âmbito de investigações sobre possíveis irregularidades na gestão de recursos federais
Ação de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) em Salgueiro (PE) contra o atual prefeito de Orocó, George Gueber Cavalcante Nery (PT), foi recebida pela Justiça Federal. Ele será processado por não atender requisições de informação do MPF, bem como por prestá-las com atraso, em investigações sobre possíveis irregularidades na gestão de recursos federais. O responsável pelo caso é o procurador da República André Estima de Souza Leite.
Conforme consta na ação, o prefeito deixou de atender, no tempo determinado, as requisições do MPF no âmbito de quatro investigações em andamento. Esses procedimentos apuram a possível má gestão, pelo município de Orocó, de recursos provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e do Programa Bolsa Família.
O MPF também investiga suposta irregularidade no repasse à Caixa Econômica Federal de valores descontados das remunerações dos servidores de Orocó, a título de empréstimo consignado. Embora algumas dessas irregularidades possam ter ocorrido em gestões anteriores, cabe ao atual prefeito o devido atendimento às requisições de informação e documentos do procurador da República para a elucidação dos fatos.
Processo 0800023-84.2019.4.05.8304 – 20ª Vara da Justiça Federal em PE
Fonte: MPF