Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TRE fecha parceria com o TJ e o TCE para ampliar a oferta de capacitação aos seus servidores e membros

por Andréa Martins Oliveira

segunda-feira, 24 de maio de 2021, 14h53

A partir de hoje, os acordantes irão compartilhar atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional de seus membros e servidores, nas modalidades presencial, virtual e à distância.
 

TRE fecha parceria com o TJ e o TCE para ampliar a oferta de capacitação aos seus servidores e m...


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso firmou parceria com outros Tribunais para ampliar a oferta de capacitação a todo seu corpo técnico. Nesta quinta-feira (20/05), o TRE-MT assinou dois termos de cooperação técnica, um com o Tribunal de Justiça (TJ-MT) e outro com o Tribunal de Contas (TCE-MT). A partir de hoje, os acordantes irão compartilhar atividades de formação, capacitação e aperfeiçoamento funcional de seus membros e servidores, nas modalidades presencial, virtual e à distância. A solenidade de assinatura dos termos foi transmitida ao vivo pelo Canal do TRE no YouTube. Assista aqui.

A execução do termo ficará a cargo da Escola Judiciária Eleitoral “Palmyro Pimenta” do TRE-MT, da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso do TJ-MT e da Escola Superior de Contas “Benedito Santana Silva Freire”. As escolas irão desenvolver, conjuntamente, atividades pedagógicas, notadamente cursos de formação, capacitação, atualização e aperfeiçoamento e disponibilizar, entre si, vagas ou acesso a eventos e cursos oferecidos ou contratados e elaborar projetos e programas de pesquisa, estudo e produção científica. Também se comprometeram a disponibilizar artigos, conclusões de pesquisas e estudos, atos normativos e decisões que tenham fundamentos éticos, humanitários e/ou sociológicos, em seus sítios eletrônicos, periódicos ou revistas e prestar auxílio recíproco na mobilização do público-alvo para participação nos eventos e cursos, bem como no gerenciamento das atividades comuns executadas.

“Agradeço todos os dias a Deus pela sorte que Ele me confere. Daqui a três dias, completo um mês como presidente do TRE e nesses 30 dias já conseguimos fazer um marco na história deste Tribunal com essas assinaturas. Essa parceria com as Escolas do TCE e do TJ é algo que vem agregar mais valores aos nossos servidores, aos nossos magistrados. Nós sabemos que, a experiência vale muito, mas precisamos agregar conhecimento, senão vamos ficar só com a experiência. O mundo gira, é dinâmico, e conhecimento se renova, se amplia. Ninguém caminha sozinho. Temos que caminhar juntos e esses convênios só vêm enaltecer o trabalho que cada um tem perante a sociedade. Temos a oportunidade de ofertar conhecimento a todo nosso corpo técnico, que são nossas molas mestra, e é através deles que fazemos nossas entregas. Eles precisam ser capacitados, assim como os que estão no comando da Instituição”, ressaltou o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, falou sobre a importância das parcerias firmadas. “A assinatura desses termos representa um marco não apenas no que diz respeito a economia aos cofres públicos, mas a convergência de esforços para promover o intercâmbio de atividades pedagógicas. A cooperação faz parte da rotina das Instituições maduras, preparadas para uma nova forma de gestão, cada qual com sua competência, independência e responsabilidade, mas todas comprometidas com o bem comum e a qualidade do serviço público. Desejo que parcerias como essas se espalhem para as Instituições brasileiras não só no que diz respeito ao compartilhamento de atividades pedagógicas, mas outras atividades de gestão e campanhas de interesse público”.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral de Mato Grosso, o juiz-membro Bruno D’Oliveira Marques, ressaltou que a assinatura dos termos já está rendendo frutos. “A parceria entre as escolas as fortalecerá e ainda resultará em economicidade e maior eficiência. Os primeiros frutos dessa parceria já frutificaram, o TCE disponibilizou ao TRE, 10 vagas de um curso de atualização das leis de licitações e 10 servidores desta Regional já iniciaram essa capacitação. Como é uma via de mão dupla, disponibilizamos ao TCE vagas do Curso de Direito Eleitoral Digital- Desafios contemporâneos, que será realizado pela EJE-MT. Só agradecer por essa união de esforços em prol do fortalecimento de todas as Escolas. Caminhando juntos obviamente somos mais fortes e poderemos oferecer mais com menos para os servidores e membros”.

O diretor-geral da Escola Superior da Magistratura, desembargador Marcos Machado, agradeceu por poder participar de mais uma ação político-institucional que permitirá o alcance de resultados além dos esperados. “Esses termos vão alcançar resultados muito além daquilo que se imaginou em termos de evolução e uniformização de pensamento, a respeito de uma compreensão mais uníssima da aplicação do direito. Ganha aqui mais uma vez os magistrados, ainda que os membros do TCE e seu corpo técnico possa participar das atividades das Escolas, o ganho dos magistrados é fabuloso, porque eles saem de uma Escola institucional e aporta para outra Escola que está relacionada às atividades de controle externo. Será alcançado o magistrado que não está na função eleitoral, o que nunca existiu. A Escola Eleitoral era voltada aos magistrados eleitorais e agora vai atingir 100% dos juízes vinculados ao Tribunal de Justiça. Agradeço por participar de mais uma ação político- institucional e espero que nós possamos dialogar tal como ocorre, hoje, dentro de uma leitura informal. Temos que colocar sempre que nós estamos num barco só, que é o Estado”.

Para o supervisor da Escola de Contas de Mato Grosso, Conselheiro José Carlos Novelli, a assinatura dos termos é o primeiro passo em busca da excelência dos serviços públicos. “Essas parcerias demonstram o valor que os Tribunais dão ao conhecimento e profissionalização dos serviços públicos e o aprimoramento dos seus meios e processos para melhor atender à sociedade mato-grossense. Demos o primeiro passo, agora, vamos avançar juntos, fortalecidos, somando nossos esforços, recursos e talentos colaborativamente visando cumprir nossas metas de gestão e dessa forma entregar valor público aos beneficiários dos nossos serviços. Almejo sucesso absoluto na implantação dos termos assinados nesta solenidade”.

O presidente do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antônio Maluf, também ressaltou a importância das parcerias estabelecidas. “Estamos, nesse momento, fazendo história. Isso que se formou agora, uma rede de Escolas, isso é fantástico. Essa união vai levar tantos benefícios aos públicos internos e externos que fica difícil nominar. A otimização de recursos trará benefícios aos membros e servidores e ao final de tudo isso, o fortalecimento das nossas Instituições. Conte com o TCE em todas as ações voltadas para essa união”.

Estiveram presente na solenidade da assinatura do termo, a vice-presidente do TRE-MT e corregedora regional eleitoral, desembargadora Nilza Maria Pôssas de Carvalho; o procurador regional eleitoral de Mato Grosso, Erich Raphael Masson; os juízes-membros do TRE, Sebastião Monteiro da Costa Júnior, Ciro José Andrade Arapiraca, Jackson Francisco Coleta Coutinho e Gilberto Lopes Bussiki; os conselheiros Interinos do TCE-MT, Doutores Luiz Carlos Pereira e Luiz Henrique Lima; o procurador geral de contas, Alisson Carvalho de Alencar; a diretora da Escola Superior de Contas, Marina Spinelly; e o consultor jurídico geral do TRE-MT, Grhegory Maia.


Fonte: TRE/MT


topo