Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Desafios da Justiça Eleitoral será tema do III Encontro Virtual do Coptrel

quarta-feira, 17 de março de 2021, 13h00

Nesta quinta (18), a partir das 13h30, presidente do TSE fará a abertura do evento do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais
 

III Encontro virtual do COPTREL - 16.03.2021


Os desafios da Justiça Eleitoral brasileira estarão em pauta, na próxima quinta-feira (18/03), durante o III Encontro Virtual do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), que vai reunir titulares dos regionais e ministros do Poder Judiciário de forma virtual.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fará a abertura do evento, às 13h30, com transmissão pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) no Youtube. Pela manhã, haverá reunião virtual das assessorias de comunicação e dos diretores-gerais dos 27 TREs.

O encontro marca a despedida do desembargador Jatahy Júnior, presidente do TRE-BA, da presidência do Colégio. Apesar de sua gestão finalizar no dia 28 de março, ele anunciou que vai se despedir do cargo durante o evento, com a posse dos novos administradores. O presidente do TRE de Roraima, desembargador Leonardo Cupello, será o novo presidente do Coptrel, tendo como vice o desembargador Otávio Praxedes, Presidente do TRE de Alagoas.

Para Jatahy Júnior, essas reuniões são extremamente positivas, pois, com a participação dos presidentes, diretores e secretários, os tribunais trocam experiências, sempre visando o aprimoramento dessa importante Justiça especializada. “Encerro o meu mandato no Coptrel, o qual tive a honra de presidir, com a consciência do dever cumprido, na certeza que contribuí para o seu engrandecimento”, afirmou.

De acordo com Leonardo Cupello, o encontro terá como fundamento dar prosseguimento à gestão atual. “E, portanto, manter a união dos TREs do nosso país na defesa da democracia e atender os princípios, prerrogativas e funções institucionais da Justiça Eleitoral", destacou.


Homenagem

Durante o evento, será realizada a entrega da Medalha de Mérito Eleitoral do Coptrel “Ministro Carlos Ayres Britto”. Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux (presidente), Dias Toffoli e Nunes Marques, serão homenageados, assim como os ministros do TSE Edson Fachin (vice-presidente), Alexandre de Moraes, Luis Felipe Salomão (corregedor), Mauro Campbell Marques, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos.

Também serão agraciados os ministros Humberto Martins (presidente), Maria Thereza de Assis Moura, Reynaldo Soares da Fonseca e Ribeiro Dantas, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), além do desembargador Jahaty Júnior. Ainda serão homenageados os seguintes ex-presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais: Cláudio Brandão de Oliveira (Rio de Janeiro), Tyrone José Silva (Maranhão), Roberto Gonçalves de Moura (Pará), Pedro Augusto Mendonça de Araújo (Alagoas), José dos Anjos (Sergipe), João Maria Lós (Mato Grosso do Sul), Leonardo Pache de Faria Cupello (Roraima) e Rommel Araújo de Oliveira (Amapá).


Sobre a premiação

A Medalha de Mérito Eleitoral do Coptrel foi aprovada pelo colegiado em 12 de setembro de 2008, no XLII Encontro do Colegiado, em São Luís, no Maranhão, sob a presidência do desembargador Cláudio Manoel de Amorim Santos. O nome do ministro Carlos Augusto Ayres Britto foi escolhido por sua reconhecida dedicação à Justiça Eleitoral. A honraria é conferida àqueles que tenham se destacado, por exemplo, pelo saber jurídico e pela cooperação material ou humana para a melhoria e dinamização do serviço eleitoral.


Fonte: TSE


topo