MPMG instaura inquérito para investigar elevação do nível de emergência de barragem em Brumadinho
sexta-feira, 03 de março de 2023, 11h47
A barragem, que até então possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o nível 1 de emergência. Em 2022 empresa assinou Termo de Compromisso para descaracterizar, no menor prazo possível, as suas barragens de rejeitos alteadas à montante
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Meio Ambiente de Brumadinho, em conjunto com o Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Caoma), instaurou Inquérito Civil para apurar as causas da elevação do nível de emergência da barragem de rejeitos de mineração B1, sob responsabilidade da empresa Mineração Morro do Ipê S.A.
A barragem, que até então possuía declaração de condição de estabilidade, foi elevada para o nível 1 de emergência. A empresa assinou, no ano de 2022, Termo de Compromisso com o MPMG para descaracterizar, no menor prazo possível, as suas barragens de rejeitos alteadas à montante de forma a trazer segurança definitiva para a área.
Os promotores de Justiça que conduzem o caso reafirmaram que o MPMG continuará acompanhando, com prioridade, as condições de segurança das barragens do empreendimento com a adoção de todas as medidas que se fizerem necessárias.
Inquérito Civil nº MPMG-0090.23.000027-6.
Notícias relacionadas
Ministério Público e Governo de Minas firmam Termo de Compromisso com mineradoras para garantir descaracterização de barragens
MPMG e Estado de Minas Gerais ajuízam ação para retirada de barragem de mineração de área protegida
MPMG e MPF aditam acordo com a Vale para adequar e aprimorar a segurança de 89 barragens no estado
Fonte: MPMG.