MPGO destina 1,5 mil microchips ao município de Senador Canedo para auxiliar a posse responsável de animais domésticos
quinta-feira, 13 de abril de 2023, 11h36

Promotora destinou recursos para proteção de animais em Senador Canedo
O Ministério Público de Goiás (MPGO) destinou verbas para a compra de 1,5 mil microchips, cuja entrega foi feita à Superintendência de Bem-Estar Animal de Senador Canedo pela Agência Municipal de Meio Ambiente nesta quarta-feira (12/4).
Os recursos para adquirir os dispositivos vieram de termo de ajustamento de conduta firmado pela titular da 2ª PJ da comarca, promotora de Justiça Marta Moriya Loyola, e um empreendimento que causou degradação ambiental na cidade, por operar em desacordo com o seu licenciamento ambiental.
Durante a solenidade, foram apresentadas as obras de construção do Centro de Bem-Estar Animal, que consiste em baias estruturadas para receber cães e gatos, em processo pré-operatório e pós-cirúrgico, bem como um espaço de passagem para processo de adoção.
De acordo com a promotora, a microchipagem está sendo feita dentro do projeto de controle populacional de animais domésticos no município, que também está desenvolvendo um programa de castração de animais e educação para posse responsável.
Foi ressaltado pela promotora de Justiça que os microchips serão utilizados também para identificação de animais de grande porte, que ficam soltos em vias públicas, causando riscos de acidentes e podendo transmitir zoonoses.
Outras ações que garantam posse responsável também serão desenvolvidas
A equipe técnica da superintendência estima que, com período de estiagem, a obra possa ser inaugurada em cerca de 45 dias. Para isso, os documentos de regulamentação também já foram encaminhados aos órgãos de fiscalização.
A médica veterinária Isabella Lauria ressaltou que a política pública de controle populacional precisa ser elaborada com muita responsabilidade e de forma a ser permanente. Destacou ainda que os microchips animais são um método de identificação permanente, eficaz e reconhecido, daí a importância da aquisição.
Foi anunciada ainda que a próxima etapa será a conclusão de um centro fixo de castração e a instituição do controle populacional de animais, além de intensificação de debates e disseminação de temas como posse responsável, saúde e a vida dos animais, nas escolas, nos eventos de adoção e em entidades de proteção animal.
Prestigiaram o evento, além da promotora de Justiça e autoridades vinculadas à área, o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Rafael Costa Vieira.
Fonte: MPGO.