Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Fiscalização apreende madeira ilegal e suspeitos são multados em R$ 1,2 milhão em MT

por Por g1 MT

terça-feira, 07 de novembro de 2023, 15h11

 

A ação foi realizada entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro deste ano — Foto: SEMA MT

A ação foi realizada entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro deste ano — Foto: SEMA MT

 

Uma fiscalização do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Mato Grosso apreendeu 376 metros cúbicos de madeira extraída ilegalmente nos municípios de Feliz NatalVera e Nova Ubiratã. Os madeireiros suspeitos do crime foram multados em R$ 1,2 milhão. A ação faz parte de mais uma etapa da Operação Amazônia.

 

A operação ocorreu entre os dias 23 de outubro e 1° de novembro e o balanço das ações foi divulgado nesta sexta-feira (3).

 

Durante a operação, em Nova Ubiratã, a 506 km de Cuiabá, as equipes encontraram uma instalação, na região de mata, que servia de acampamento para os infratores. No município de Feliz Natal, a 518 km da capital, foi constatada atividade em uma área de 250 hectares anteriormente confiscada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). O responsável foi multado.

 

Três caminhões, três tratores e duas motosserras também foram apreendidos durante a operação nos três municípios. Os veículos foram encaminhados para o pátio de produtos apreendidos da Sema-MT e as motosserras para a Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD/Sema) de Confresa.

 

As regiões foram fiscalizadas com base em alertas remotos de monitoramento por satélite — Foto: SEMA MT

As regiões foram fiscalizadas com base em alertas remotos de monitoramento por satélite — Foto: SEMA MT
 

Segundo o diretor da DUD/Sema,Edivaldo Soares Silva, as regiões foram fiscalizadas com base em alertas remotos de monitoramento por satélite.

 

“A DUD de Confresa realiza com frequência o atendimento das fiscalizações que chegam por meio de processos da Ouvidoria, do Ministério Público, das demandas dos outros órgãos, como das Polícias Civil e Militar, além daquelas geradas pelos alertas de monitoramento do Sistema Planet e de fiscalização de pesca e caça predatória”, disse.

 

Toda a madeira ilegal apreendida, por se tratar de produto perecível, foi doada para a Prefeitura de Nova Ubiratã e ao Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) de Sorriso.

 

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2023/11/03/fiscalizacao-apreende-madeira-ilegal-e-suspeitos-sao-multados-em-r-12-milhao-em-mt.ghtml


topo