Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Emergência ambiental é decretada em MT para intensificar prevenção e combate aos incêndios florestais

por g1 MT

segunda-feira, 06 de maio de 2024, 14h03

Mato Grosso registrou o maior número de focos de incêndio do Brasil em abril de 2024 — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

Mato Grosso registrou o maior número de focos de incêndio do Brasil em abril de 2024 — Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

 

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima publicou um decreto de emergência ambiental para Mato Grosso, em áreas mais suscetíveis a incêndios florestais, entre maio a dezembro de 2024. A portaria é um procedimento anual, e foi publicada na última quarta-feira (29).

 

De acordo com a portaria, essa é uma etapa fundamental para contratação de brigadistas para prevenção e combate aos incêndios.

 

Ainda conforme a portaria, para cada período e região, são contratadas brigadas especializadas em biomas, com agentes indígenas, quilombolas e de comunidades que conheçam o território e possam contribuir efetivamente com as ações preventivas.

 

Focos de incêndio

 

Mato Grosso registrou o maior número de focos de incêndio do Brasil em abril de 2024, com 788 focos entre os dias 1°e 30, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Este é o segundo mês seguido em que o estado ocupa essa posição, já que em março foram 1.624 focos.

 

As principais causas dos focos de incêndio foram:

 

  • Queimadas sem autorização: segundo especialistas, a maioria das áreas com focos de incêndio não possuem autorização de queima controlada.
  • Seca: o estado enfrenta uma redução no regime de chuvas e isso afeta o balanço hídrico, sendo uma das causas do aumento dos incêndios.
  • Altas temperaturas: outro fator que contribuir para aumento nos focos são as altas temperaturas, especialmente pelo efeito do El Niño desde o ano passado

 

Fonte: https://g1.globo.com/mt/mato-grosso/noticia/2024/05/03/decretada-emergencia-ambiental-em-mt-para-intensificar-prevencao-e-combate-aos-incendios-florestais.ghtml


topo