Bombeiros se fixam em 12 pontos para combater incêndios no Pantanal
por Kethlyn Moraes
quarta-feira, 26 de junho de 2024, 14h11
.png)
Incêndio no Pantanal em 2020, quando 4 milhões de hectares foram atingidos . Neste ano, governo anuncia medidas para tentar proteger o bioma.
Equipes com 53 bombeiros militares estarão fixadas em 12 pontos no Pantanal mato-grossense para combater os incêndios no bioma. Segundo a Tenente Coronel Prycilla Souza, comandante do Batalhão de Operações Ambientais do Corpo de Bombeiros, uma aeronave também ficará à disposição na região para o combate aéreo.
Essas equipes permanecerão no local, tendo queimada ativa ou não, para que os militares consigam dar respostas mais rápidas e, assim, evitar que o fogo se propague como foi em 2020, quando mais de 4 milhões de hectares foram atingidos e 17 milhões de animais morreram queimados.
"Todos os órgãos envolvidos nas ações de respostas aos incêndios florestais estão preparados para agir caso aconteça mais incêndios no local. Se precisar reforçar mais equipes, o Corpo de Bombeiros vai demandar todo o efetivo que for necessário para que a gente consiga combater, para que não ocorra o que aconteceu em 2020, e não tenhamos nova tragédia", assevera.
Além dessa estrutura, a comandante enfatiza o trabalho integrado com fazendeiros e moradores da região. "Fizemos formação de brigadas locais, o pessoal auxilia com o maquinário também, para trabalharmos em conjunto. No entanto, nem sempre as condições climáticas auxiliam. As condições do vento, a umidade relativa do ar, são situações que interferem na evolução do incêndio, não dependendo só da nossa ação", explica.
Um outro dificultador é o acesso a muitas dessas regiões. "Mato Grosso é um estado muito grande, com pontos de difícil acesso, principalmente no Pantanal. Tem um local, em um incêndio que está acontecendo lá, que para acessar tivemos que pedir apoio para o Ciopaer para mandar a equipe, pois por terra não era possível"
A aeronave que está a disposição no Pantanal é apenas para o combate, com os jatos de água via aérea. No entanto, quando o acesso terrestre é bloqueado, é preciso de uma aeronave do Ciopaer para transportar os bombeiros.
Queima prescrita
Os bombeiros começaram a realizar também a queima prescrita como ação de prevenção aos incêndios. "O objetivo da queima prescrita é uma queima controlada para diminuir o combustível do local. A gente faz um trabalho de acerar o local e para realizar essa queima do combustível. Isso porque tem alguns locais que, por vários anos de acúmulo de biomassa no local, de acúmulo de combustível, se acontecer um incêndio será propagado de forma imediata, e isso atrapalha as ações de resposta do Corpo de Bombeiros", esclarece a tenente coronel Prycilla
Multas
Neste ano, R$ 39 milhões em multas relacionadas a queima ilegal já foram emitidas pela Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT).
"Através do nosso sistema de monitoramento, verificamos no local contabilizado os focos de calor. Se aquela localidade não tem autorização de queima controlada através pela Sema, mandamos uma equipe no local para verificar se está tendo queima ilegal. Caso se confirme, o proprietário é notificado ou multado. Isso também faz parte do nosso trabalho preventivo", pontua.