Prefeitura de Cuiabá e UFMT selam acordo por área histórica
por UFMT
quarta-feira, 23 de março de 2022, 14h10
Plano será implementado em três anos com professores e voluntários
AUniversidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá assinaram nesta sexta-feira (11) o termo de cooperação técnica para a execução do Plano de Gestão do Centro Histórico de Cuiabá. Diferentes entidades associadas a cultura e o comércio no Centro Histórico participaram da solenidade e reconheceram o papel da UFMT na revitalização de região que possui mais de 300 anos. As atividades serão desenvolvidas como projeto de Extensão envolvendo o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Engenharia e Tecnologia (FAET).
O reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, apontou a necessidade de ampliar cada vez mais o acesso do centro histórico para diferentes públicos. "Temos a necessidade de revitalização para abrir ao público. Nós queremos que a economia seja revitalizada, tanto quanto a cultura e o trânsito para as pessoas", disse o professor Evandro Soares da Silva. O projeto envolve três etapas distintas a ser desenvolvidas de 2022 até 2025. A primeira será o registro da conservação da antiga Casa Procon; seguida da revisão e atualização do site desenvolvido durante a elaboração do plano e por último o desenvolvimento de minuta de lei a partir das propostas do plano.
O Secretário Municipal de Cultura de Cuiabá, Aluízio Leite, reconheceu o papel da UFMT no processo de reorganização urbana no centro da cidade, especialmente na área histórica, como parte das ações de ensino, pesquisa e extensão. "Uma cidade sem memória, mais que uma cidade sem passado é uma cidade sem futuro. Destacamos o papel e a sensibilidade da universidade de aceitar o papel de preservar a memória", ressaltou o secretário sobre o projeto que envolve professores e técnicos para execução do Plano de Gestão.
Prefeito destaca apoio da UFMT para o Plano de Gestão
Segundo o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, a atuação entre diferentes instituições "Todos nós somos donos do Centro Histórico e por isso ter a UFMT e o IFMT pulverizando conhecimento é importante. O Centro Histórico é importante com a UFMT nos dando força moral para valorizar e devolver a população", afirmou o prefeito sobre o Plano de Gestão que está em execução até 2025.
Representando a Associação dos Amigos do Centro Histórico, Maria Candida da Silveira Skrebsky, enfatizou a importância do Centro Histórico para a história de Cuiabá. "Eu quero que meus netos cheguem ao Centro Histórico e conheçam nossa história. Vamos abraçar o Centro Histórico e estamos dando o primeiro passo junto com a UFMT", ressaltou.
Fonte: UFMT