MPGO: ARTICULADA PELO MPGO, CAMPANHA FUMAÇA ZERO CONTRIBUI PARA REDUÇÃO DE 18% NOS REGISTROS DE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM 2021 EM 3 CIDADES
quarta-feira, 23 de março de 2022, 16h23
Uma redução de 18,47% dos registros de ocorrências de incêndios florestais em 2021 em três municípios da Região Sudoeste, quando comparados com 2020, foi alcançado pela iniciativa Fumaça Zero, lançada no ano passado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO). A proposta, concebida a partir de uma experiência bem-sucedida da 2ª Promotoria de Justiça de Santa Helena de Goiás, é uma campanha educativa institucional que tem como objetivo evitar as queimadas provocadas pela ação humana, sendo desenvolvida pela Coordenadoria de Projetos Institucionais do MPGO.
No período, também não foi registrada ocorrência de incêndios de grande porte em Santa Helena de Goiás. Houve ainda redução significativa nas queimadas urbanas, como lixo nos quintais e vegetação.
As informações repassadas pelas usinas sucroalcooleiras ao Corpo de Bombeiros Militar sobre as datas das queimadas controladas, de acordo com a coordenadora de Projetos Institucionais do MPGO, promotora de Justiça Sandra Mara Garbelini, e a promotora de Justiça Lorena Castro da Costa Ferreira Carvalho, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Santa Helena, foram proveitosas para evitar deslocamentos desnecessários de equipes de combate a incêndios, quando eram recebidas ligações telefônicas sobre o tema.
As usinas avisaram a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Santa Helena sobre as queimadas controladas. Esta atitude garantiu o acompanhamento da atividade, o que evitou intercorrências e reclamações de produtores vizinhos.
Proposta atua em parceria entre diversos órgãos
A iniciativa Fumaça Zero tem enfoque na prevenção. Ela é realizada por intermédio de parceria entre os Poderes Executivo e Legislativo de Santa Helena de Goiás, Acreúna e de Rio Verde e o governo de Goiás, por meio das Secretarias Estaduais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). Também atuam nesta iniciativa as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros.
Houve atuação conjunta ainda da 1ª Promotoria de Acreúna e da 6ª Promotoria de Rio Verde. Foram produzidos dois vídeos educativos, material de divulgação para redes sociais, spots para rádio e artes para outdoor, bem como campanhas educativas em escolas, contatos com produtores rurais, usinas sucroalcooleiras e esclarecimentos à comunidade, visando a reforçar a necessidade de efetiva proteção ao meio ambiente. (Texto: Cristina Rosa e João Carlos de Faria/Assessoria de Comunicação Social do MPGO)
Fonte: MPGO