Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Saneamento básico: apenas oito dos 100 maiores municípios tratam 100% do esgoto

segunda-feira, 22 de setembro de 2025, 16h33

 

Apenas oito dos 100 maiores municípios brasileiros tratam 100% do esgoto. É o que revela o Ranking do Saneamento 2025 do Instituto Trata Brasil (ITB), em parceria com a GO Associados.

 

O levantamento aborda a universalização dos serviços de saneamento básico no país e esta é a 17ª edição do ranking.

 

Pelo ranking, mais da metade dos municípios brasileiros que tratam 100% do esgoto estão localizados nas regiões Sul e Sudeste. A Região Norte aparece com apenas um município, sendo Boa Vista (RR), bem como Nordeste, com Salvador (BA). Centro-Oeste não aparece na lista.

 

O estudo aponta que dentre os indicadores da dimensão de Nível de Atendimento, o tratamento de esgoto aparece como o mais distante da universalização nos municípios considerados pela amostra. Segundo a análise do Trata Brasil, o tratamento de esgoto no Brasil se mostra, portanto, como o principal gargalo a ser superado na garantia de saneamento básico no país.

 

A presidente executiva do Trata Brasil, Luana Pretto, destaca a importância de investimentos em saneamento para o Brasil alcançar a universalização.

 

“A gente precisa mais que dobrar esse volume de investimentos em saneamento básico. E como que a gente consegue isso? A gente precisa aumentar esse volume de investimentos com união de esforços entre o serviço público e o privado. Não é apenas com o dinheiro público que vai se atingir a universalização do acesso e nem apenas com o investimento privado”, avalia Luana Pretto.

 

Considerando que apenas oito municípios obtiveram o valor máximo (100%) de tratamento, outros 21 municípios registraram valores acima de 80%. Segundo o ITB, essas cidades podem ser consideradas universalizadas nesse quesito.

 

De acordo com o levantamento, a nota máxima de universalização do saneamento básico é conferida apenas aos municípios que também alcançam a meta de 90% de coleta de esgoto – conforme as metas do Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

 

Confira os oito maiores municípios  que tratam 100% do esgoto
- Niterói (RJ)
- Jundiaí (SP)
- Maringá (PR)
- Cascavel (PR)
- Piracicaba (SP)
- Petrópolis (RJ)
- Boa Vista (RR)
- Salvador (BA)

 

Critérios avaliados pelo estudo

A análise considera três dimensões principais:

- Nível de atendimento à população;
- Melhoria do atendimento em saneamento;
- Nível de Eficiência.

 

Fonte: Portal do Saneamento Básico


topo