Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Agenda 2030: como a logística reversa de eletroeletrônicos promove os ODS da ONU?

por Green Eletron

terça-feira, 28 de outubro de 2025, 17h06

 

A Agenda 2030 da ONU estabeleceu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que servem como guia para enfrentar os principais desafios globais da nossa atualidade. Dentro desse contexto, a logística reversa de eletroeletrônicos surge como um motor estratégico.  

 

Ao assegurar que o lixo eletrônico seja recolhido em vez de ser descartado de forma inadequada, esse processo contribui para a redução da poluição, incentiva a economia circular e gera novas oportunidades econômicas. 

 

Neste artigo, vamos mostrar o que é a Agenda 2030 e como a logística reversa se conecta a alguns dos ODS prioritários, detalhando de que maneira sua aplicação fortalece a construção de um futuro mais sustentável. Boa leitura!  

 

O que é a Agenda 2030 da ONU? 

Agenda 2030 é um plano de ação global adotado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015. Seu objetivo é mobilizar países, empresas e cidadãos para promover o desenvolvimento sustentável em todas as dimensões: social, econômica e ambiental. 

 

Esse compromisso está estruturado em 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que abrangem desde a erradicação da pobreza até a preservação do meio ambiente. Vale destacar que os ODS estão interligados e devem ser alcançados até o ano de 2030, garantindo um futuro mais justo e equilibrado para as próximas gerações.
 

 

O vídeo da própria ONU traz uma definição bastante completa: 

 

 

Quais são os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? 

A Agenda 2030 é composta por metas que tratam de diferentes aspectos da vida em sociedade e da preservação do planeta. São eles: 

  1. Erradicação da pobreza 
  2. Fome zero e agricultura sustentável 
  3. Saúde e bem-estar 
  4. Educação de qualidade 
  5. Igualdade de gênero 
  6. Água potável e saneamento 
  7. Energia limpa e acessível 
  8. Trabalho decente e crescimento econômico 
  9. Indústria, inovação e infraestrutura 
  10. Redução das desigualdades 
  11. Cidades e comunidades sustentáveis 
  12. Consumo e produção responsáveis 
  13. Ação contra a mudança global do clima 
  14. Vida na água 
  15. Vida terrestre 
  16. Paz, justiça e instituições eficazes 
  17. Parcerias e meios de implementação 

 

Esses objetivos representam um pacto global para transformar a forma como produzimos, consumimos e nos relacionamos com o meio ambiente. 

As 17 ODS apoiadas pela logística reversa de eletroeletrônicos
Fonte: ONU 

 

Como a logística reversa de eletroeletrônicos contribui para as ODS? 

A logística reversa de eletroeletrônicosé um processo que recolhe e destina o lixo eletrônicos de forma ambientalmente adequada. Seguindo critérios rígidos de controle, os produtos são coletados, descaracterizados e processados, sendo então encaminhados aos recicladores especializados de cada material, como plástico, metal e, placas eletrônicas, que os transformam em novas matérias-primas para serem reintegradas no ciclo produtivo.  

 

Mais do que atender às exigências legais essa cadeia gera impactos positivos em várias dimensões da sustentabilidade. Podemos dizer que o sistema de gestão de resíduos contribui diretamente para nove ODS prioritários: 3, 6, 8, 9, 11, 12, 13, 14 e 15. 

 

ODS 3, 6, 11 e 14: saúde, água limpa, cidades sustentáveis e vida na água 

O lixo eletrônico contém substâncias que podem contaminar o solo, a água e o ar se descartados de forma incorreta. Nesse sentido, a logística reversa evita a contaminação ao promover a coleta e o tratamento adequados dos resíduos. 

 

Ela protege a saúde e o bem-estar da população (ODS 3), assegura água limpa e saneamento (ODS 6), melhora a qualidade das cidades (ODS 11) e contribui para preservar a vida marinha (ODS 14). 

 

ODS 9, 12 e 15: inovação, consumo responsável e vida terrestre 

Os equipamentos eletroeletrônicos descartados ainda possuem matérias-primas importantes para a indústria. A logística reversa permite recuperar esses elementos de maneira mais sustentável, reduzindo a dependência da mineração tradicional. A prática, conhecida como mineração urbana, protege a vida terrestre (ODS 15). 

 

Além disso, o processo estimula a inovação tecnológica (ODS 9) e incentiva práticas de consumo e produção responsáveis (ODS 12), fortalecendo a transição para a economia circular

 

ODS 8: trabalho decente e crescimento econômico 

A cadeia da logística reversa envolve diversas etapas: instalação de pontos de coleta, transporte especializado, triagem, manufatura reversa e reciclagem. Cada fase demanda profissionais qualificados e empresas parceiras. 

 

Tal ecossistema cria empregos em diferentes setores e contribui para o crescimento econômico sustentável, alinhado ao ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico.  

 

ODS 13: ação contra a mudança global do clima 

Como destacamos reinserir materiais reutilizados no processo produtivo, a logística reversa reduz a extração de novos recursos naturais. Isso significa menor emissão de gases de efeito estufa e menos pressão sobre os ecossistemas, além da proteção da camada de ozônio. 

 

Portanto, ela apoia diretamente o ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima, fortalecendo a luta contra o aquecimento global.  

 

Por que a logística reversa de eletroeletrônicos é tão estratégica? 

Além dos impactos ambientais e sociais, a logística reversa fortalece a governança corporativa e a reputação das empresas. Afinal, cada vez mais consumidores valorizam marcas que demonstram responsabilidade ambiental. 

 

Segundo pesquisa recente da Green Eletron, 85% dos brasileiros entrevistados afirmam valorizar e reconhecer iniciativas de logística reversa das marcas. Portanto, empresas que investem em logística reversa não apenas cumprem a lei, mas também se posicionam como líderes de inovação e sustentabilidade. 

 

Qual o seu papel nessa transformação? 

É fato que a logística reversa de eletroeletrônicos mostra como a Agenda 2030 pode se tornar realidade no dia a dia. Mas para que esse processo funcione, é fundamental que você, consumidor, também esteja engajado na causa. 

 

Cada pessoa que descarta corretamente seu equipamento eletroeletrônico contribui para proteger o meio ambiente, gerar empregos e reduzir as mudanças climáticas. Para começar, é simples: basta acessar nosso localizador e conferir os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mais próximos de você e dar o destino certo aos seus resíduos.  

 

Quer construir um futuro mais sustentável junto a com a gente? Acompanhe nossas mídias sociais e fique de olho nas próximas campanhas de descarte!  

 

Fonte: Green Eletron


topo