Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJES: COMARCA DE GUARAPARI OFERECE CURSO ON-LINE DE PREPARAÇÃO PARA ADOÇÃO

quinta-feira, 22 de julho de 2021, 11h47

Silhueta de uma família projetada na areia.

 

 

A formação é obrigatória para todos os interessados na adoção de crianças e adolescentes.

 

Regulado pela Lei 8.069/90, o próximo curso de preparação para adoção promovido pela Vara Especializada da Infância e Juventude de Guarapari e a CAM da 7º Região acontece nos dias 09 e 10 de agosto, através de uma plataforma de acesso gratuito.

 

O curso aborda temas relacionados aos aspectos jurídicos, psicológicos e sociais da adoção, além de assuntos transversais a esta, sendo de caráter obrigatório para todos os interessados na adoção de crianças e adolescentes que ingressaram com a ação de habilitação.

 

Essa preparação está destinada aos pretendentes dos municípios de Guarapari, Anchieta, Piúma, Alfredo Chaves, Itapemirim, Marataízes, Iconha e Presidente Kennedy, e possui a duração de 8 horas, sendo esse período dividido em duas tardes.

 

Devido à pandemia, surgiu uma preocupação em relação à situação das crianças e adolescentes em acolhimento institucional. Diante da necessidade de impulsionar os requerimentos de habilitação para adoção, as equipes técnicas da Vara da Infância e Juventude de Guarapari e da Central de Apoio Multidisciplinar (CAM) elaboraram e executaram o curso, antes sempre realizado de forma presencial, na modalidade on-line, garantindo a interação social com os participantes, ainda que virtualmente. E a avaliação realizada pelos participantes das duas últimas edições, nos meses de junho e julho, foi muito positiva e incentivadora.

 

Mais informações

 

Os interessados em adoção devem, primeiramente, entrar em contato com a Vara da Infância e da Juventude de sua cidade para solicitar sua inscrição para habilitação para adoção. Posteriormente, será necessário apresentar a documentação solicitada, se submeter a uma avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após a habilitação, o interessado deve aguardar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.

 

Os contatos das unidades do Poder Judiciário do Espírito Santo estão disponíveis no link: http://www.tjes.jus.br/consultas/telefones-enderecos/

 

 

fonte: TJES


topo