Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

MPSE e Unicef avançam em articulação para fortalecer rede de proteção à infância e adolescência em Sergipe

terça-feira, 01 de julho de 2025, 14h48

O Ministério Público de Sergipe (MPSE), por meio da 8ª Promotoria de Justiça dos Direitos do Cidadão, especializada na tutela coletiva dos Direitos da Criança e do Adolescente, participou de uma agenda de atividades com representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e de instituições que integram a rede estadual de proteção para discutir estratégias de fortalecimento das ações em defesa dos direitos de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

 

A reunião, realizada na sede do MPSE, contou com as presenças da Promotora de Justiça Lilian Carvalho; da especialista em Proteção e Educação do Unicef para Bahia, Minas Gerais e Sergipe, Polímnia Cassimiro; do Procurador do Trabalho do Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT-SE), Emerson Albuquerque; e de demais integrantes da rede de proteção infantojuvenil. As atividades também foram acompanhadas pela Diretora do Centro de Apoio Operacional da Infância e Adolescência (CAOpIA), Talita Cunegundes, e por representantes do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes, que conta com a Coordenação Colegiada do Centro Dom José Brandão de Castro (CDJBC).

 

O encontro teve como objetivo discutir parcerias institucionais, com foco em ações de capacitação dos profissionais da rede e no fortalecimento do atendimento especializado às vítimas de violência. “Precisamos garantir a continuidade da qualidade no acolhimento e na assistência às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. A aproximação com o Unicef pode abrir caminhos importantes para o fortalecimento da rede e para ações de capacitação e suporte técnico”, ressaltou a Promotora de Justiça Lilian Carvalho.

 

A agenda incluiu, ainda, uma visita técnica ao Crai Sergipe, unidade que se destaca nacionalmente pelo atendimento especializado e humanizado às vítimas. Em funcionamento desde dezembro de 2022, o equipamento já contabiliza mais de 10 mil atendimentos. Polímnia Cassimiro, representante do Unicef, elogiou a estrutura da unidade e destacou o compromisso da equipe com a dignidade e o cuidado às vítimas. “Percebemos o cuidado, o olhar atento dos profissionais, o respeito à dignidade da criança e do adolescente. Um espaço acolhedor e muito bem estruturado”, afirmou.

 

Durante a visita, foi reforçado o interesse do Unicef em estreitar os laços com o estado de Sergipe, por meio de apoio técnico e institucional às ações voltadas à proteção da infância. A proposta é seguir em diálogo com os atores da rede para pensar conjuntamente estratégias que possam fortalecer o sistema de garantias de direitos.

 

 

FONTE: MPSE


topo