Reunião entre MPPA e FUNPAPA trata da estrutura e funcionamento de Conselhos Tutelares
terça-feira, 15 de julho de 2025, 16h15
Na manhã desta terça-feira, 15 de julho, uma reunião importante foi realizada entre representantes do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e da Fundação Papa João XXIII (FUNPAPA) para tratar de melhorias nos Conselhos Tutelares III (DAENTI), VII (DABEN) e VIII (DABEL), localizados em Belém.
Estiveram presentes as promotoras de Justiça Sintia Maradei e Albely Lobato, que atuam na área protetiva da Infância e Juventude de Belém, acompanhadas da assessora jurídica Marcela Toppino. Representando a FUNPAPA, participaram Daniel Farias da Costa, chefe do setor de Transporte; Kassia Helena Louseiro de Andrade, diretora de Assistência Social Básica e Assistencial; e Carolina Bentes, assessora jurídica.
O encontro teve como objetivo discutir questões estruturais e propor providências concretas para o bom funcionamento dos conselhos tutelares envolvidos. Entre os avanços alcançados, destacam-se melhorias nos serviços de limpeza, segurança e proteção nas três unidades.
As 1ª e 3ª Promotorias de Justiça da Infância e Juventude de Belém realizam fiscalizações e inspeções mensais nos Conselhos Tutelares da capital, com o intuito de assegurar a eficácia dos serviços e trabalhos voltados a tirar as crianças e adolescentes de risco iminente e dar a proteção necessária às mesmas.
FONTE:MPPA