CIJ/TJDFT encerra Mês da Primeira Infância na Praça dos Três Poderes
terça-feira, 02 de setembro de 2025, 11h16
Evento lúdico realizado na Praça dos Três Poderes na manhã deste domingo, 31/8, marcou o encerramento do Mês da Primeira Infância 2025. A Coordenação da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (CIJ/TJDFT) contou com parcerias para oferecer brincadeiras, pintura de rosto, contação de histórias, oficina de arquitetura lúdica e apresentação musical às crianças que passaram pelo local com suas famílias.
O coordenador da CIJ/TJDFT e presidente do Comitê Gestor da Primeira Infância da Justiça do Distrito Federal, juiz Evandro Neiva de Amorim, destacou o compromisso da Justiça Infantojuvenil com a infância do DF. “Nós lutamos pelos direitos, pelos recursos e pela necessidade de ter a primeira infância como prioridade absoluta do Estado, do poder público e da sociedade civil”, afirmou aos presentes no evento.
Segundo a juíza Laura Ramos Morais, do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), também integrante do Comitê Gestor da Primeira Infância da Justiça do Distrito Federal, a Justiça precisa olhar a infância como prioridade para que haja futuro e a sociedade seja melhor. “Sem vocês não há futuro”, disse para as crianças. O TRT-10 foi representado ainda pela juíza Francielli Gusso Lohn.

A deputada Paula Belmonte (Cidadania), da Frente Parlamentar da Primeira Infância da Câmara Legislativa do Distrito Federal, prestigiou o evento na companhia dos filhos. “Para mim, é uma grande alegria estar aqui e falar da importância da infância”, declarou. De acordo com a parlamentar, encerrar o Mês da Primeira Infância com os Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo juntos é fortalecer Brasília como a capital das crianças. “Contem conosco para fortalecer essa política da primeira infância”, completou.
A apresentação da Orquestra de Cordas Friccionadas da Musicalização Infantojuvenil da Escola de Música de Brasília (Secretaria de Educação do Distrito Federal) foi destaque na programação da Praça dos Três Poderes neste domingo. Os professores Luiza Volpini, Daniel Abreu e Marcos Reis agradeceram a oportunidade de a orquestra fazer parte do encerramento do Mês da Primeira Infância com repertório tocado por crianças e adolescentes.

Além da orquestra, o evento teve a participação de voluntários na pintura de rosto (Andréa Melo, do Comitê da Primeira Infância de Santo Antônio do Descoberto-GO, e Tia Elenicy); nas brincadeiras e contação de histórias (Ana Patrícia Mota, gestora do Hotelzinho São Vicente de Paulo, Planaltina, e Grupo de Escoteiros do Mar Benjamin Sodré); e na oficina experimental de arquitetura lúdica com poesia (arquiteta Vanessa von Glehn). Vanessa escreveu um poema dedicado ao Agosto Verde, Mês da Primeira Infância, e declamado por ela no evento.
O Mês da Primeira Infância 2025 teve uma série de ações durante todo o mês de agosto, como palestras, cursos, seminários, oficinas e rodas de conversa, realizadas por vários atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente. O encerramento da programação na Praça dos Três Poderes contou também com o apoio de agentes de proteção da Justiça Infantojuvenil do DF.
FONTE: TJDFT