Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJSC: Comarca de Taió lança Programa de Apadrinhamento e fortalece rede de proteção

quinta-feira, 25 de setembro de 2025, 12h29

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), lançou oficialmente, nesta terça-feira, dia 23 de setembro, o Programa de Apadrinhamento na comarca de Taió, que também abrange os municípios de Salete e Mirim Doce. O evento, realizado na Câmara de Vereadores de Taió, reuniu gestores públicos, autoridades, integrantes da rede de proteção e membros da comunidade.

 

Durante o lançamento, foram apresentadas as três modalidades de participação, que são: o afetivo, o prestador de serviços e o provedor. Ainda foi explicado como pessoas físicas e jurídicas da comarca podem se cadastrar para contribuir com a proteção integral da infância e da juventude, de forma a fortalecer a rede de apoio e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para crianças e adolescentes em acolhimento institucional.

 

A regulamentação do programa foi estabelecida por Portaria Conjunta assinada pelo juiz Victor Machado Schmitt, titular da Vara Única da comarca de Taió, e pelo promotor de justiça Juliano Antonio Vieira. O documento institui oficialmente o Cadastro de Apadrinhamentoe define critérios, responsabilidades e regras para adesão, além de organizar o fluxo de inscrição, avaliação e acompanhamento dos padrinhos.

 

“O Programa de Apadrinhamento só ganha sentido quando a comunidade se envolve. Ao abrir espaço para diferentes formas de contribuição, estamos criando condições para que cada criança e adolescente acolhido possa sentir-se parte de uma rede de cuidado, solidariedade e responsabilidade compartilhada. Todas as formas de apadrinhamento têm o mesmo objetivo: transformar vidas”, ressalta o magistrado.

 

Os interessados em participar do Programa de Apadrinhamento devem procurar o fórum da Comarca de Taió para realizar o cadastro, apresentar a documentação necessária e dar andamento ao processo conforme interesse e disponibilidade.

 

FONTE: TJSC


topo