TJDFT: Proteção infantojuvenil e cotidiano brasileiro marcam lançamento de livros e exposição no Memorial TJDFT nesta sexta-feira, 10/10
sexta-feira, 10 de outubro de 2025, 12h29
Nesta sexta-feira, 10/10, às 16h, servidores(as) e visitantes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) poderão prestigiar o lançamento de livros sobre cuidados com o público infantojuvenil, da autora Quezia Aguiar, e a exposição de pinturas “Dom Naïf”, do artista Márcio Souto. As obras de arte ficarão expostas, até 30 de outubro, no Memorial do TJDFT - Espaço Lila Duarte Pimenta, localizado no Térreo do Bloco A, do Fórum de Brasília.
Quezia Aguiar é psicóloga, professora e escritora com uma missão clara: proteger e cuidar da infância. Ao longo de sua trajetória, tem se dedicado à produção de materiais educativos que ajudam pais e crianças a enfrentarem temas delicados, como a prevenção do abuso sexual infantojuvenil e os desafios da segurança digital. Seu trabalho é um convite à conscientização e ao diálogo, sempre com foco na proteção dos pequenos. Oportunidade única de conversar com a autora e descobrir mais sobre o assunto.
Já o artista Márcio Souto, pintor autodidata e apaixonado pela arte naïf, encanta com obras vibrantes e cheias de vida. Suas pinturas, marcadas por cores intensas, detalhes minuciosos e perspectivas inusitadas, retratam cenas do cotidiano brasileiro com espontaneidade e afeto. Pessoas, animais e paisagens ganham forma em composições que despertam identificação e emoção e revelam a beleza do simples e genuíno.
Não deixe de participar dos eventos oferecidos pelo Memorial do TJDFT. As obras foram selecionadas para integrar o calendário de lançamentos de livros e exposições de arte de 2025. A análise dos trabalhos foi feita de acordo com os critérios previstos no Edital 1/2024, que estabelece processo de seleção de propostas para exposição temporária de arte e lançamento de livros no Memorial TJDFT para 2025.
Visite o Memorial
Inaugurado em 2010, durante as comemorações do cinquentenário do TJDFT, o Memorial TJDFT - Espaço Desembargadora Lila Pimenta Duarte tem por missão divulgar a memória do Tribunal, além de pesquisar, preservar e difundir a história da Justiça da capital brasileira. O museu abriga documentos, processos históricos, fotos e peças que contam a trajetória do Judiciário local.
O Memorial TJDFT está localizado no térreo do Bloco A do Fórum de Brasília. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, e permite visitas espontâneas ou monitoradas. Para agendar visitas monitoradas, entre em contato pelo e-mail memoria@tjdft.jus.br ou pelos telefones (61) 3103-5894/5893.
FONTE: TJDFT