TJCE lança animação educativa sobre escuta protegida de crianças e adolescentes
segunda-feira, 10 de novembro de 2025, 16h09
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), por meio do Núcleo de Depoimento Especial (Nudepe), lançou, nesta segunda-feira (10/11), um vídeo de animação criado a partir da Cartilha “Nudepinho e Nudepinha – Conversa com uma pessoa muito especial: você”. A iniciativa, fruto de parceria com a Assessoria de Comunicação do TJCE, é mais um produto voltado ao acolhimento de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência. O lançamento ocorreu na sala da Presidência, com a participação de parte das pessoas envolvidas no projeto.
“Essa ação é indispensável para o aprimoramento do trabalho desenvolvido pelo Nudepe para uma comunicação mais clara e acessível com essas crianças e adolescentes. O vídeo resume e facilita ainda mais o entendimento sobre o funcionamento do Depoimento Especial, pois no momento das intimações muitos chegavam apreensivos, sem saber o que esperar. Por isso, vamos realizar uma ação conjunta com os oficiais de Justiça para que esse material possa ser compartilhado com as famílias e que elas se sintam mais seguras”, explicou a coordenadora do Nudepe, desembargadora Tereze Neumann Duarte Chaves.
Com linguagem compreensível e lúdica, a animação explica, por meio dos personagens Nudepinho e Nudepinha, quem são os entrevistadores forenses e os procedimentos adotados pela Justiça estadual no dia da audiência, que é acompanhada virtualmente por juiz(a), promotor(a) e advogado(a) de defesa. Clique AQUI para conferir o vídeo.
Na ocasião, o presidente do TJCE, desembargador Heráclito Vieira de Sousa Neto, pontuou a importância do trabalho produzido em conjunto para que as entrevistas forenses sejam cada vez mais acolhedoras. “Essa ação é crucial para amparar crianças e adolescentes vítimas de violência, permitindo um atendimento judiciário mais adequado e sensível”, ressaltou.
DEPOIMENTO ESPECIAL
Com o Depoimento Especial, crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência falam apenas uma vez sobre os eventos sensíveis que vivenciaram, evitando a revitimização. No Judiciário cearense, as salas de acolhimento contam com brinquedos, materiais para colorir e desenhar, jogos, bem como decoração e mobília pensadas para promover um ambiente mais humanizado. Nas salas de depoimento especial, a ambientação é simples, com pouco estímulo visual para que seja realizada a escuta atenta e protegida. O Nudepe é responsável por selecionar e monitorar o exercício dos profissionais que integram o Cadastro de Entrevistadores Forenses, conforme o Protocolo Brasileiro de Entrevista Forense.
CARTILHA PREMIADA
Lançada pelo TJCE durante a campanha Maio Laranja de 2024, a cartilha “Nudepinho e Nudepinha – Conversa com uma pessoa muito especial: você” busca tornar mais acessível a compreensão sobre o método do Depoimento Especial para crianças e adolescentes que sofreram ou presenciaram alguma violência, como abuso e exploração sexual.
Em agosto deste ano, o exemplar foi premiado como melhor publicação impressa especial no último Prêmio Nacional de Comunicação de Justiça, durante o Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), reconhecendo a iniciativa como papel importante na humanização da Justiça. Clique AQUI para acessá-la.
FONTE: TJCE