MPPA: Promotoria da Infância faz inspeção ao projeto "Curumim", do Espaço de Acolhimento Cordeirinho de Deus
quinta-feira, 13 de novembro de 2025, 13h01
Na quarta-feira (12), no período da manhã, o Ministério Público do Estado, por meio das promotoras de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Síntia Maradei (titular da 1ª PJ) e Albely Lobato (titular da 3ª PJ), realizaram visita institucional ao espaço de acolhimento Cordeirinho de Deus, coordenado por Noemi Rodrigues. A visita teve como objetivo inspecionar o Projeto Curumim, desenvolvido para o período da COP30, que tem como finalidade acolher, de forma temporária, crianças e adolescentes enquanto seus responsáveis se encontram em atividade laboral.

O projeto visa garantir a proteção integral e o respeito aos Direitos Fundamentais das crianças e adolescentes, assegurando sua integridade física, afetiva, material, moral, intelectual e social, em conformidade com os artigos 4º, 5º e 70º da Lei nº 8.069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Durante o período que ficam no espaço de acolhimento, as crianças assistem filmes, tem aulas, jogos lúdicos e outras brincadeiras. O espaço conta com técnicas de psicologia, assistente social, pedagogia, enfermeira da Sesma e nutricionista. Além das técnicas, o espaço tem cuidadoras e cozinheiras.
Também é disponibilizado lanche e almoço. A utilização do espaço pelas crianças atendidas é de forma rotativa, alguns fica de manhã, outros a tarde ou o dia todo.
Durante a visita, foi registrada a presença de Miller Maia Vieira, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belém (COMDAC) Muller Maia, e do coordenador geral do Workshop Amazônico de Direitos Humanos de Crianças e Adolescente, professor Sérgio Rodrigues Borges .que acompanharam as promotoras de Justiça nas atividades de inspeção e diálogo com a coordenação do espaço.

A iniciativa reforça o compromisso do Ministério Público do Estado do Pará em fiscalizar e apoiar ações voltadas à proteção da infância e juventude, especialmente em períodos de grande movimentação social e econômica, como o da realização da COP30 em Belém.
FONTE: MPPA