MPES: Núcleo da Juventude acompanha cadastramento de adolescentes em programa de aprendizagem profissional
quarta-feira, 26 de novembro de 2025, 18h08
O Núcleo de Proteção aos Direitos da Juventude (NEJU) do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) acompanhou o evento do Dia de Cadastramento de Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social para Inclusão no Programa de Aprendizagem Profissional. O evento ocorreu na segunda-feira (24/11), no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), em Vila Velha.
A realização foi do Fórum Estadual de Aprendizagem, Proteção ao Adolescente Trabalhador e Erradicação do Trabalho Infantil (FEAPETI/ES) e contou com a presença da Coordenadora e da Subcoordenadora do NEJU, Promotoras de Justiça Renata Lordello Colnago e Jéssika Lima da Luz, respectivamente.
O objetivo foi reunir adolescentes que se enquadram em alguma vulnerabilidade social conforme estabelecido no Decreto nº 9.579/2018, para a realização do cadastramento e encaminhamento a empresas interessadas na contratação de aprendizes.
O trabalho do FEAPETI/ES reúne diversas instituições além do MPES e está alinhado ao Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que articula a rede nacional formada pelos 27 fóruns estaduais. A atuação busca sensibilizar e mobilizar sociedade e governo para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil, proteger adolescentes trabalhadores e promover a efetivação de políticas públicas na área.
FONTE: MPES
