Escola da Magistratura da AJURIS-RS:Educadores e Professores de Lajeado-RS Promovem a Justiça Restaurativa
terça-feira, 29 de outubro de 2019, 10h15
Cerca de 200 professores e educadores de Lajeado participaram do workshop Círculos em Movimento – Construindo uma Comunidade Escolar Restaurativa, promovido pela Escola da Magistratura da AJURIS durante essa terça-feira (22/10), no auditório da Unimed. O evento foi ministrado pela professora Kay Pranis, uma das maiores autoridades do mundo em Justiça Restaurativa.
“Vim ao Brasil para aprender sobre aquilo que está sendo feito aqui, a respeito de Justiça Restaurativa, e trazer um pouco da minha experiência”, disse a professora americana aos participantes. A proposta do workshop foi de ensinar professores e educadores as técnicas dos chamados “processos circulares”, permitindo exercitar o autoconhecimento e entendimento do outro e, a partir disso, construir relacionamentos saudáveis dentro das escolas. A prática tem como objetivo solucionar situações de conflitose violência, orientando-se pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas.
O diretor do Foro de Lajeado e assessor da presidência da AJURIS, Luís Antônio de Abreu Johnson, disse que a proposta é capacitar pessoas para transformar ambientes em comunidades escolares restaurativas. “Nos alegra muito, nos contenta muito, trazer essa experiência e poder difundir esses ensinamentos”, afirmou.
FONTE: www.abraminj.org.br
Kay Pranis ministra workshop em Lajeado
Americana é a precursora da metodologia de Justiça Restaurativa
Kay Pranis pesquisa, ensina e pratica a Justiça Restaurativa - Tribunal de Justiça do Espírito Santo/divulgação
LAJEADO | Na manhã e tarde desta terça-feira (22), Lajeado recebe o workshop "Círculos em Movimento nas Escolas - Construindo Comunidades Escolares Restaurativas", no auditório da Unimed, Bairro São Cristóvão. Serão oito horas aulas, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h30, com o principal nome da Justiça Restaurativa, a americana Kay Pranis. O evento é promovido pela Escola Superior da Associação dos Juízes do RS (Ajuris).
Kay Pranis é a precursora da metodologia dos círculos de paz e foi a primeira pessoa a ser contratada para implementar Justiça Restaurativa nos Estados Unidos. A prática tem como objetivo solucionar situações de conflitos e violência, orientando-se pela criatividade e sensibilidade a partir da escuta dos ofensores e das vítimas.
Em Lajeado, a técnica tem sido realizada em escolas e em instituições. Com a implementação do programa Pacto Lajeado pela Paz, a metodologia tem ganhado ainda mais força, com a formação de facilitadores e capacitações para professores, monitores e demais membros das entidades participantes.
Saiba Mais
Kay Pranis pesquisa, ensina e pratica a Justiça Restaurativa, sendo uma notável autora de diversos livros nesse assunto. Atuou como Planejadora de Justiça Restaurativa para o Departamento Correcional de Minnesota de 1994 a 2003.
Pranis resgata uma abordagem inovadora sobre a questão: os Processos Circulares como ferramenta da Justiça Restaurativa. Desde 1998 ela vem conduzindo treinamentos em Processos Circulares nas mais variadas comunidades: de escolas a presídios, de empresas a igrejas, e em cidades rurais em toda parte nos Estados Unidos. Ela escreveu inúmeros artigos sobre justiça restaurativa e é autora de Processos Circulares, livro lançado pela Editora Palas Athena.
FONTE: www.informativo.com.br