Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJMT: Círculo de Paz melhora relação entre família de menor que cometeu ato infracional

terça-feira, 29 de outubro de 2019, 15h03

 

O Círculo de Construção de Paz, ferramenta restaurativa utilizada pelo Poder Judiciário de Mato Grosso, tem demonstrado a sua eficiência e eficácia em diversos casos, sobretudo entre as famílias. Em uma especificamente ele auxiliou no entendimento entre pais e filha, após o Juizado da Infância de Cuiabá recomendar que participassem da prática depois que a adolescente cometeu ato infracional.

 

A metodologia utilizada nos círculos de paz tem o objetivo de dar voz aos participantes, proporcionar a igualdade, que cada um olhe para si mesmo e para o outro, promovendo a escuta e o diálogo, construindo senso de comunidade e sabedoria coletiva para que se chegue ao consenso de pacificação e não de divergências.

 

Mesmo sendo uma experiência nova para a família, o pai da jovem disse que foi de grande valia para melhorar o conhecimento e o convívio com a filha. “Aprendemos muitas coisas, as palavras que foram faladas aqui respeitando o próximo, as limitações do próximo. Tenho certeza que vai ser de grande importância e crescimento para nós. O nosso objetivo principal é o convívio familiar, o relacionamento e o entendimento com nossa filha, porque amor já temos.”

 

A adolescente falou da felicidade em estar com a família nesse momento e poder ver as mudanças proporcionadas pelo círculo de paz. “Vai trazer mais alegria, mais do que já temos em casa. O que a gente fala da gente pode servir para uma pessoa aprender ou melhorar. Um ajudando e ensinando o outro. Minha família é tudo para mim. Meus pais estão aprendendo a ser pais e eu estou aprendendo ser filha. Estamos aprendendo em família.”

 

Para a mãe da jovem, o Círculo de Paz representou um momento muito agradável com a nossa família, trazendo a esperança de ver com outros olhos o convívio familiar entre eles. “A equipe que fez o Círculo de Paz está de parabéns e foi esse receber com carinho que nos deu a alegria de nos abrir mais e estarmos mais disponíveis a trazer assuntos abordados para melhorar o nosso convívio familiar. O Círculo de Paz foi um presente em nossa vida”, analisou.

 

A facilitadora do Círculo de Paz, Roseli Barreto Coelho explica que trabalhar com essa ferramenta é construir bons relacionamentos, relacionamentos saudáveis dentro do público que é demandado.

 

Os participantes ficam sentados em roda que dá condição de igualdade. Ao centro, objetos e palavras como amor, fé, respeito, compaixão, paz, generosidade, compreensão e muitas outras ficam dispostas.

 

Cada um, na sua vez, fala de si, trabalhando de forma circular sobre sentimentos e diálogos bons e verdadeiros. O olhar para o outro é sem julgamentos, uma vez que tudo o que é dito no círculo, fica no círculo. Isso auxilia na reflexão das pessoas após a prática restaurativa, quando elas vão para casa, porque se sente pertencida a um grupo, refletindo de forma positiva em sociedade.

 

“O Círculo de Construção de Paz promove relacionamentos saudáveis, com as famílias ou com quem quer que seja o público alvo, uma ferramenta do poder Judiciário que vem para colaborar e diminuir os conflitos, as demandas processuais e a litigância”, explica Roseli Barreto.

 

Dani Cunha/Fotos: Alair Ribeiro

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

(65) 3617-3393/3394/3409

 

FONTE: www.tjmt.jus.br


topo