Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

Especial 30 anos ECA

MPPR: Atuação do MP garante oportunidade de trabalho a adolescentes acolhidos

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020, 10h35

 

19/02/2020

 

Em Bituruna, Sudeste do estado, a partir de intervenção do Ministério Público do Paraná, a prefeitura da cidade incluiu no edital de um concurso para contratação de estagiários a reserva de vagas para adolescentes acolhidos institucionalmente ou em situação de risco. Com a medida, o MPPR busca oferecer oportunidades de preparação para o mercado de trabalho para esse público – via de regra, meninos e meninas que foram vítimas de violência, com histórico de não efetivação de direitos.
 

A inclusão desses adolescentes no edital do Município foi objeto de recomendação administrativa expedida pelo MPPR, por meio da 4ª Promotoria de Justiça de União da Vitória, responsável pela comarca. No documento, encaminhado em julho do ano passado, o Ministério Público propôs aos prefeitos da comarca “a adoção das providências necessárias no sentido de assegurar a efetivação de políticas públicas de profissionalização pelos Municípios, que oportunizam a preparação para o trabalho, de adolescentes acolhidos institucionalmente ou em situação de risco.” Além de União da Vitória, integram a comarca as cidades de Cruz Machado, Bituruna, porto Vitória, General Carneiro e Paulo Freitas.
 

 

30 anos ECA

 

 

 

No art. 53, o Estatuto da Criança e do Adolescente destaca que “A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.” O regramento tem ainda um trecho específico sobre o tema, o Capítulo V, que destaca o “Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho”.

Clique aqui e confira no ECA.

 

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
(41) 3250-4469

CONFIRA A GALERIA DE FOTOS DESTA NOTÍCIA:

    • Recomendacao Trabalho ECA

 

FONTE: www.mppr.mp.br 


topo