TJMT: Juiz de MT compartilha experiências em Maceió sobre varas da Infância e Juventude
quinta-feira, 05 de março de 2020, 16h10
O juiz da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) de Mato Grosso, juiz Túlio Duailibi Alves Souza, representou o Estado de Mato Grosso durante a Reunião do Colégio dos Coordenadores da Infância e Juventude dos Tribunais de Justiça do Brasil. O objetivo do evento é o compartilhamento de experiências e a uniformização de práticas. O evento, que ocorre na cidade de Maceió-AL, precede o Fonajuv (Fórum Nacional da Justiça Juvenil) e o Fonajup (Fórum Nacional da Justiça Protetiva), que acontecem na quinta e sexta-feira, respectivamente, no mesmo local.
A Juíza Fátima Pirauá, coordenadora da área na Justiça de Alagoas, ressalta que os coordenadores trazem o “retrato” da atuação dos juízes da infância em seus estados. “Esse encontro é muito importante para que a gente possa usar o que for bom. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA),precisa muito dessa boa interpretação, para a efetividade do que consta lá. O juiz da infância se preocupa não só com a parte formal, mas com toda essa prática, com a política pública, que faça com que a infância e juventude realmente tenha prioridade”, disse Pirauá.
“Existe uma tentativa de uniformização de entendimentos, padronização de atuação e o objetivo é também levar ao CNJ (Conselho Nacional de Justiça) essas questões, porque o Colégio de Coordenadores tem assento no Fonij, o Fórum Nacional da Infância e Juventude, que é o ‘braço’ da infância e juventude no CNJ”, destacou o presidente da Corte alagoense, Tutmés Airan de Albuquerque Melo.
Coordenadoria de Comunicação do TJMT com informações da Dicom TJAL
imprensa@tjmt.jus.br
FONTE: www.tjmt.jus.br