TJMT: Crianças ribeirinhas têm atividades educativas e de recreação
sexta-feira, 06 de março de 2020, 09h12
06.03.2020 07:57
Enquanto os pais aguardam atendimento médico, oftalmológico, resolvem pendências jurídicas ou confeccionam documentos, as crianças das comunidades atendidas pelo Projeto Ribeirinho Cidadão têm à disposição uma série de atividades planejadas especialmente para elas. As ações são realizadas pelos parceiros do Poder Judiciário de Mato Grosso, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MT) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT). Em quatro dias, só a Secel/MT atendeu mais de 1.000 crianças e adolescentes.
Em cada parada do Ribeirinho Cidadão, a equipe da Secel providencia um espaço onde desenvolve diversas ações simultâneas com crianças e adolescentes. Uma dessas atividades pedagógicas é a oficina de material reciclável, que permite ao público produzir brinquedos e utilidades, como porta treco. A ação permite aos monitores trabalhar a consciência ambiental dos jovens, mostrando que o lixo pode ser reaproveitado.
Em São Pedro da Joselândia, os trabalhos tiveram início na terça-feira (03/03), na Escola Maria Silvino Peixoto de Moura. Além da oficina de material reciclável, a equipe da Secel desenvolveu algumas atividades lúdicas com as crianças, fazendo pinturas faciais e desenhos temáticos nas mãos. E em parceria com o Sesc, foram disponibilizados jogos de tabuleiros.
Outra atividade de destaque da Secel/MT é a Biblioteca Itinerante, que acompanha o Projeto Ribeirinho Cidadão em todas as comunidades, levando a leitura e a distribuição gratuita de obras de escritores mato-grossenses à comunidade. Quando o projeto chega à sede dos municípios, a equipe da Secel visita as bibliotecas municipais, para verificar se elas estão de acordo com as normas previstas na legislação.
Educação para o trânsito - De forma lúdica, servidoras do Detran/MT orientam as crianças ribeirinhas a adotarem um comportamento seguro no trânsito, como pedestres, passageiros e ciclistas. Cada criança que participa da ação recebe uma revistinha educativa e um estojo escolar.
Segundo a gerente de ação educativa de trânsito do Detran/MT, Rosane Gerda, o material didático é confeccionado para três públicos distintos: crianças de até três anos de idade, que ainda não foram alfabetizadas; crianças alfabetizadas; e os jovens. Além das revistas, há desenhos para colorir. Nos dias “D” do Projeto Ribeirinho Cidadão, nos municípios de Santo Antônio de Leverger, Barão de Melgaço e Poconé, as ações educativas do Detran se unem às desenvolvidas pela Polícia Rodoviária Federal, que faz palestras para as crianças.
Aula de escovação - As crianças de cada comunidade ribeirinha recebem uma aula de escovação do dentista do Poder Judiciário de Mato Grosso, Reynaldo Leite Martins Júnior. Antes da orientação, cada criança recebe um kit da Colgate contendo pasta e escova de dente.
O objetivo, segundo o profissional, é criar nessas crianças o hábito de escovar bem os dentes, para evitar cáries e outros problemas comuns nas crianças das comunidades ribeirinhas. Além da escovação, Reynaldo orienta sobre hábitos prejudiciais à saúde bucal, como comer muito açúcar.
Nadja Vasques
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
3617-3393/3394
FONTE: www.tjmt.jus.br