TJMT Mais próximo da sociedade: projeto do Judiciário atende mais de 24 mil alunos e 100 escolas
sexta-feira, 06 de março de 2020, 09h49
05.03.2020 15:39
O Nosso Judiciário, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, completa, na segunda-feira (09 de março), a visita de número 100 a estabelecimentos de ensinos fundamental e médio da Capital e de Várzea Grande. A celebração desse marco será no Colégio Salesiano Santo Antônio, no Coxipó, em Cuiabá, às 9h. O projeto consiste na realização de palestras para jovens de colégios públicos e particulares sobre o funcionamento da Justiça estadual e a atuação dos Juizados Especiais. A proposta é levar informações e aproximar a população do Poder Judiciário por meio da classe estudantil.
Criado em 2015, o Nosso Judiciário já atendeu cerca de 24.500 estudantes. Nas palestras, além de informações sobre a esfera jurídica, recebem a cartilha “Amigo Judiciário” com conteúdo preparado com linguagem simples e acessível para os jovens. “Assim, a compreensão da mensagem se torna mais fácil até mesmo para aqueles que até então não conheciam o funcionamento do Judiciário”, diz o técnico judiciário Neif Feguri Neto, um dos responsáveis pelo projeto que é desenvolvido pelo Memorial do Judiciário.
“Contribuímos para o crescimento e formação de todos esses jovens, crianças e adolescentes, justamente porque são considerados o futuro em potencial da nossa cidade, Estado e país. Foi acreditando nesse público que surgiu a ideia de promover essa ação, esse atendimento e laço do Judiciário com estudantes”, assegura Neif Feguri, acrescentando que o presidente do TJMT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, foi agraciado no ano passado com menções de aplausos oferecidas pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e pela Câmara de Vereadores de Cuiabá.
Visitas guiadas - O projeto também abrange acadêmicos de Direito, de instituições de ensino superior de Mato Grosso, que visitam a sede do Tribunal de Justiça, as terças e quartas-feiras. Como futuros bacharéis, os acadêmicos percorrem diversas áreas do prédio para conhecer na prática como o trabalho é realizado na Corte de Justiça. Entre os ambientes visitados estão os plenários durante sessões de julgamentos. Já passaram pela sede do Judiciário mato-grossense 7.200 estudantes de faculdades e universidades de Cuiabá, Várzea Grande e de mais 12 cidades do interior do Estado.
Álvaro Marinho
Coordenadoria de Comunicação do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
(65) 3617-3393/3394/3409
FONTE: www.tjmt.jus.br