Ministério Publico do Estado de Mato Grosso

TJMT: Nosso Judiciário completa 100 visitas a estabelecimentos de ensino

terça-feira, 10 de março de 2020, 12h14

 O Colégio Salesiano Santo Antônio, da Rede Dom Bosco, no Bairro Coxipó, em Cuiabá, foi contemplado na segunda-feira (09 de março), com a edição 100 do Nosso Judiciário. O projeto, criado pelo Tribunal de Justiça, em 2015, já atendeu mais de 24.500 estudantes de instituições de ensinos fundamental e médio de Cuiabá e Várzea Grande.

 

O Nosso Judiciário realiza palestras para jovens de colégios públicos e particulares sobre o funcionamento da Justiça estadual e a atuação dos Juizados Especiais. A proposta do projeto, de acordo com o técnico judiciário Neif Feguri Neto, que atua juntamente com o colega Antônio Useloto Cegati, é levar informações e aproximar a população do Poder Judiciário por meio da classe estudantil.

 

“É um momento de conhecimento, além da sala de aula, para que possam ter consciência cidadã”, destacou a coordenadora pedagógica do Fundamental II, Erli Terezinha de Almeida, acrescentando que receber a Justiça no colégio é de muito significado. Os alunos do 7º ao 9º anos, acompanhados dos respectivos professores, receberam a cartilha “Amigo Judiciário”.

 

Já os estudantes do Ensino Médio, do 1º ao 3º anos, participaram da segunda palestra que tratou sobre Juizados Especiais. “A conversa com o Judiciário aguça a curiosidade dos nossos alunos, especialmente dos que estão no terceiro ano, que querem saber quais ações são atendidas nos Juizados Especiais”, disse o coordenador pedagógico, Franco Garcia. Os estudantes receberam a cartilha com o tema da palestra.

 

“Nessas visitas, contribuímos para o crescimento e formação de todos esses jovens, crianças e adolescentes, justamente porque são considerados o futuro em potencial da nossa cidade, Estado e país. Foi acreditando nesse público que surgiu a ideia de promover essa ação, esse atendimento e laço do Judiciário com estudantes”, assegura Neif Feguri.

 

O diretor do Salesiano, padre João Marcos Araújo Ramos, agradeceu o serviço prestado pelo Judiciário e assinalou que a instituição fica honrada em ter sido escolhida para sediar a visita 100. “Trazer essas informações até nosso alunado é de extrema importância para a formação desses adolescentes, que têm mais uma oportunidade de saber o que são direitos e deveres”, sinalizou o diretor.

 

No TJ - O Nosso Judiciário também atende acadêmicos de Direito, de instituições de ensino superior de Mato Grosso, que visitam a sede do Tribunal de Justiça, as terças e quartas-feiras. Os futuros operadores do Direito, acompanhados por professores do curso, participam de visita guiada. Entre os ambientes visitados estão os plenários durante sessões de julgamento. O projeto já recebeu no Tribunal de Justiça cerca de 7.200 estudantes de faculdades e universidades de Cuiabá, Várzea Grande e de mais 12 cidades do interior do Estado.

 

Álvaro Marinho

Coordenadoria de Comunicação do TJMT

imprensa@tjmt.jus.br

(65) 3617-3393/3394/3409

 

Fonte: www.tjmt.jus.br


topo