Feijó: MPAC promove oficinas de capacitação para a rede de proteção a crianças e adolescentes e mulheres
quinta-feira, 12 de março de 2020, 13h47
12 de março de 2020
O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por intermédio da Promotoria Cumulativa de Feijó, Núcleo de Apoio e Atendimento Psicossocial (Natera), e o Centro de Atendimento à Vítima (CAV), realizou entre os dias 11 e 12, no município de Feijó, oficinas voltadas para a rede de proteção a vulneráveis.
A capacitação, proposta pelo promotor de Justiça Daisson Gomes Teles, teve o objetivo de fortalecer a atuação conjunta e transversal dos órgãos que atuam no sistema de garantia de direitos a
crianças e adolescentes, mulheres e idosos no município, assim como promover a articulação entre serviços, visando um atendimento eficaz as vítimas de violência e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A atividade faz parte do projeto “Diálogos Intersetoriais” e da campanha “Criança não é brinquedo, Adolescente não é objeto”, desenvolvidos pelo Natera e CAV, e abordou teoria e prática, com discussão sobre violência sexual, exposição da experiência de atuação do CAV e do Natera em outros municípios e abordagem de estudos de casos.
Daisson Gomes Teles explica que oficinas tiveram a finalidade de capacitar e sensibilizar a rede de proteção do município para o atendimento nos casos de crimes de abuso sexual e outros tipos de violação de direitos.
“A partir dessa capacitação a rede está mais preparada para prestar atendimento adequado às vítimas e assim minimizar os transtornos causados por esses crimes, bem como responsabilizar o eventual agressor”, disse o promotor.
Participaram representantes do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Creas, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, e profissionais que atuam nas secretarias do município de Assistência Social, Saúde, Educação, Hospital Geral, Instituto Socioeducativo, Pastoral da Criança, entre outras instituições.
Como facilitadores das oficinas estiveram a assessora jurídica Otília Amorim, a psicóloga Fernanda Rocha, que integram o CAV, e a psicóloga Bruna Oliveira da Silva e o assessor jurídico Diego Oliveira da Costa, da equipe do Natera.