TJSE: CIJ busca tratativas com instituições no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes
sexta-feira, 09 de abril de 2021, 13h04
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJSE), realizou uma reunião, por videoconferência, com a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Sergipe, na quinta-feira, dia 08/04. A pauta do encontro abrangeu tratativas de ações para o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
"O dia 18 de Maio é simbolicamente o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro. Queremos somar esforços com as diversas instituições, a exemplo da OAB, para fortalecimento dessa luta e disseminação de ações práticas de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes que alcancem todos os municípios sergipanos", explicou a Juíza Iracy Mangueira, que coordena a CIJ.
Participaram a Presidente e a Vice-Presidente da Comissão da Infância, Adolescência e Juventude da OAB/SE, Acácia Gardênia Lelis e Arlene Batista, respectivamente; além do Psicólogo da CIJ, Sérgio Lessa.
O 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela Lei Federal 9.970/00. A escolha da data é em memória do “Caso Araceli”, um crime emblemático e que chocou o país. Araceli Crespo tinha 8 anos de idade quando foi violentamente assassinada em Vitória, no Espírito Santo, no dia 18 de maio de 1973.
fonte: TJSE