arquivo(s) anexado(s)
BEM VIVER
MPMT adere a campanha nacional sobre Saúde Mental no Ministério Público

por CLÊNIA GORETH
terça-feira, 27 de julho de 2021, 14h37
![]()
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso aderiu à campanha “Bem Viver – Saúde Mental no Ministério Público”, realizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Saúde. A iniciativa tem por propósito desenvolver uma política institucional permanente sobre o tema. Uma pesquisa interna foi lançada para elaboração de diagnóstico.
Na apresentação da campanha, o CNMP enfatiza que no exercício diário das funções, membros e servidores têm contato com graves problemas sociais e são cercados por diversas pressões que muitas vezes acabam impactando a saúde mental. “O bem-estar das pessoas que formam a instituição é condição para o desempenho exitoso de suas funções. Pensar e defender a saúde mental no Ministério Público constitui, assim, um compromisso com a própria sociedade, na condição de destinatária última da atuação ministerial”, enfatiza.
Em Mato Grosso, o Ministério Público Estadual desenvolve o Programa Vida Plena, que atua em diversas frentes relacionadas à qualidade de vida no trabalho, entre elas, a saúde mental de membros e servidores. “Essa campanha lançada pelo CNMP vai ao encontro das diretrizes estabelecidas pelo Vida Plena. Desde o início do programa temos trabalhado para a definição de uma política institucional continuada de atenção à saúde mental a partir de uma abordagem científica, isenta e alicerçada em dados confiáveis. A escuta ativa das pessoas que fazem a instituição é fundamental para a realização desse trabalho”, afirmou a coordenadora do Vida Plena, promotora de Justiça Claire Vogel Dutra.
Segundo ela, os dados da pesquisa poderão ser utilizados para análise da realidade do MPMT, o que reforça a importância da participação dos integrantes da instituição. Além da elaboração de diagnóstico, a campanha também busca sensibilizar os integrantes da instituição para a temática.
“No decorrer do mês de agosto divulgaremos para o público interno posts com abordagens sobre o tema. A equipe do Vida Plena também estará à disposição de membros e servidores para auxiliá-los no que for preciso”, acrescentou a coordenadora.